Qual é o significado de Flandres?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

substantivo masculino Lâmina composta por uma liga metálica à base de ferro que, mergulhada em estanho, é usada na fabricação de vários utensílios (panelas, latas etc.); lata. [Figurado] Espada ou sabre de polícia.

Europa

Região do Noroeste da Europa famosa pela sua importância económica, histórica e cultural. Tem uma extensão de 10 000 km2, repartida atualmente entre a França, a Bélgica e a Holanda.

Há no mundo cerca de 23 milhões de pessoas que falam neerlandês como sua primeira língua. A língua neerlandesa é falada nos Países Baixos, na Bélgica (Flandres) e Suriname. Também é a língua oficial de Aruba, Curaçao e São Martinho.

A folha de flandres ou simplesmente flandres é um material laminado estanhado composto por ferro e aço de baixo teor de carbono revestido com estanho.

Em 1825, o inglês Thomas Kensett registrou a patente da lata feita de folha-de-flandes (aço revestido de estanho) nos Estados Unidos e ficou conhecido como o “pai” da indústria da lata.

A Flandres (em francês: Flandre; em neerlandês: Vlaanderen) é uma região geográfica e histórica no noroeste da Europa. Atualmente a maior parte do território da Flandres histórica constitui a Bélgica, enquanto que a parte sudoeste pertence à França e a extremidade norte aos Países Baixos.

Flandres era uma grande região comercial e importante centro de manufaturas têxteis, sendo, por isso, motivo de disputa pelos reis da França e Inglaterra durante a Guerra dos Cem Anos.

A origem da Guerra dos Cem Anos está na disputa pelo trono francês, que ficou vago logo após a morte de Carlos IV, em 1328. Os ingleses queriam se aproveitar desse vácuo de poder na França para assumir o seu território e usufruir dos benefícios econômicos, principalmente em Flandres, uma região próspera comercialmente.

Os flamengos (em neerlandês: Vlamingen; em francês: flamands) são um grupo étnico germânico que fala flamengo, uma variante da língua neerlandesa, e que são os habitantes tradicionais da região da Flandres.

Natural ou habitante da Flandres.

A cultura da Bélgica é muito valorizada pela sua culinária. O país produz diversos alimentos de elevada qualidade considerados símbolos nacionais pela população belga. São eles: chocolate, cerveja, batata frita, laticínios e waffles.

Congo ou quicongo (em quicongo: kikongo) é uma língua africana falada pelo povo congo nas províncias de Cabinda, do Uíge e do Zaire, no norte de Angola; e na região do baixo Congo, na República Democrática do Congo e nas regiões limítrofes da República do Congo.

Sobre canarês
O canarim é o idioma oficial do estado indiano de Karnataka. Falantes de canarim também vivem em outras partes da Índia, incluindo Andra Pradexe, Tamil Nadu e Maharashtra.

O teste de compressão, para as latas vazias, mostra que a lata de folha de flandres suporta 290% mais força do que a lata de alumínio. Isso implica em mais peso podendo ser disposto sobre a lata de folha de flandres e, portanto, para estocagem, uma menor área requisitada.

A folha de flandres é ainda bastante conveniente para corte (guilhotina) e perfuração. Graças ao seu alto nível de ductilidade ( para aço com baixa propriedade mecânica) e propriedades quase isotrópicas, ela pode suportar flexão grave ou laminagem.

As latas de três peças são geralmente feitas em folha de flandres, constituem o maior mercado, com destaque para óleos comestíveis, seguido de leite em pó e vegetais em conservas. As latas de duas peças podem ser feitas em folha de flandres, folha cromada e folha de alumínio.

Na estanhagem electrolítica para folha-de-flandres, o material preparado passa continuamente pelas operações de limpeza electrolítica, decapagem electrolítica, electrodeposição de estanho, refusão de estanho (baixa fusão), tratamento de passivação e lubrificação.