Qual é o significado de Deus proverá?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Dar auxílio; auxiliar, socorrer: Deus provê aos caridosos.

Provê vem do verbo prover. O mesmo que: equipa, fornece, providencia, aprovisiona, abasta, abastece, guarnece, mune, recheia.

8 E disse Abraão: Deus proverá para si um acordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos. 9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar, e apôs em ordem a lenha, e amarrou seu filho Isaque, e deitou-o sobre o baltar em cima da lenha.

O que é a providência divina? O Senhor é o criador e governa todas as coisas, sendo Ele que provê o sustento para a suas obras, incluindo o ser humano. Dessa forma, podemos dizer que Deus é soberano sobre tudo e todas as coisas que acontecem na humanidade.

Este nome é a tradução do hebraico Jeová-jiré, o Senhor proverá.

O fogo é o elemento indispensável no Altar. O nosso coração é o Altar de Deus. A lenha queimando é o fervor, dedicação, entusiasmo, oração.

1 proporciona, dispõe, dá, concede, fornece, apresenta, ministra, faculta, disponibiliza, atribui, presta.

1 origina-se, deriva, decorre, dimana, flui, mana, emana, eflui, parte, forma-se.

Formas Nominais:
Infinitivo impessoal: prover. Infinitivo pessoal: prover, proveres, prover, provermos, proverdes, proverem. Gerúndio: provendo. Particípio: provido.

E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José. Mas Jesus também era conhecido como Jesus de Nazaré, ou Jesus o Nazareno, em razão de sua cidade de origem.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

Javé e Jeová são os termos em português, para designar DEUS, em hebraico. Ambos são traduções possíveis para o Tetragrama hebraico YHWH, "Eu sou o que sou". Nos dois casos o significado remete a SENHOR, Deus Criador Eterno, revelado na Bíblia Sagrada.

No âmbito teológico, a chamada “Divina Providência” consiste na ideia da suprema sabedoria de Deus, que seria capaz de governar a vida e os destinos de todas as pessoas e coisas no Universo. Os cristãos, por exemplo, costumam associar os acontecimentos de suas vidas como sendo “obras da Divina Providência”.

O que significa Jeová Jireh? Jeová Jireh significa “Deus proverá”, ou “o Senhor proverá”, do original Yhaweh-yir'eh. Esse foi o nome utilizado pelo patriarca Abraão para se referir a Deus na ocasião em que ele iria sacrificar seu filho Isaque no Monte Moriá (Gênesis 22:14).

O nome da provisão de Deus no deserto era MANÁ. Ele foi o alimento sobrenatural fornecido por Deus aos israelitas durante todos aqueles anos. “Deserto é um bom lugar para lembrar que Deus nunca se esqueceu de você!”

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

Abundância de coisas necessárias ou proveitosas.

12 E o fogo sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das aofertas pacíficas. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.