Qual é o significado de dagom?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Dagom era deus da agricultura. Procede desta circunstância o fato de serem mandados pelos filisteus ao Deus de israel cinco ratinhos de ouro, semelhantes aos do campo, como sacrifício expiatório pelo pecado – o rato do campo simbolizava, talvez, aquele Deus que tinha castigado os adoradores de Dagom.

1 Samuel 5 Ouvir
Tomaram a arca de Deus e meteram-na no templo de Dagon, colocando-a junto do ídolo. No dia seguinte, levantando-se pela manhã, os habitantes de Azot viram Dagon estendido com o rosto por terra diante da arca do Senhor. Levantaram o ídolo e repuseram-no no seu lugar.

Dagom era o principal deus dos filisteus que, acreditavam, enviava a chuva e garantia colheita abundante. Mas os filisteus, como a maioria dos vizinhos pagãos, adoravam a muitos deuses. Quantos mais deuses eles pudessem ter ao seu lado, mais seguros eles se sentiriam.

Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.

Segundo a narrativa bíblica, a arca da aliança desapareceu quando o Templo de Salomão, em Jerusalém, foi destruído pelos caldeus, liderados por Nabucodonosor, no século VI a.C. Não existem evidências materiais da arca, e acredita-se que ela tenha sido levada pelos caldeus para a Babilônia e lá desaparecido.

De acordo com a Bíblia, quando os filisteus capturaram a Arca da Aliança, colocaram-na no templo de Dagom, em Asdode, mas no dia seguinte Dagom estava prostrado diante da arca, e no outro dia ele estava prostrado, com cabeça e palmas das mãos cortadas, sobrando apenas o tronco.

Os filisteus experimentaram ainda maior vergonha: Dagom teve a cabeça, mãos e pés cortados e foi prostrado ante o Criador e único Deus. O Senhor não aceita o segundo lugar em nossa vida.

Jinshin-Mushi

Eles testemunharam uma batalha entre Dagon e a entidade que os japoneses chamavam Jinshin-Mushi, na qual Dagon foi derrotado e infectado com os filhotes parasitas de seu inimigo.

Dagom na Bíblia era um deus filisteu da fertilidade e sua representação consistia em ter o rosto e as mãos de um homem e a cauda de um peixe.

Dois locais usam o nome de Dagom: Bete-Dagom em Judá, perto de Gederote (Js 15.41) atual Beit Dajan; e uma cidade na área da tribo de Aser (Js 19.27), perto da costa do mar, provavelmente a moderna Beit Dajan ao sudeste de Jope.

1 Quando já fazia sete meses que a arca do Senhor estava em território filisteu, 2 os filisteus chamaram os sacerdotes e adivinhos e disseram: "O que faremos com a arca do Senhor? Digam-nos com o que devemos mandá-la de volta a seu lugar".

O Baal era filho de Dagon, o deus das Sementeiras e renascia por vezes na primavera depois de morrer no outono, representando o ciclo da fertilidade sendo-lhe oferecidos por isso os primeiros frutos. Como estava associado à fecundidade era acompanhado normalmente pela deusa da sensualidade Astarte ou Astaroth (vd.

Os filisteus foram o primeiro povo da região a forjar grandes quantidades de armas de ferro, mais resistentes que as de bronze. Em manobras de ataque, os arqueiros davam cobertura à linha de frente. As flechas eram letais mesmo quando atiradas a 500 metros de distância.

Fortaleza, castelo. Cidade bem fortificada, dominando a planície da Filístia. Está situada no cimo de um monte, e domina a entrada da Palestina, para quem vai do Egito, devendo a este fato a sua grande importância histórica.

Na Arca estavam guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná. Para transportá-la foram colocadas quatro argolas de ouro puro, cada uma, nas quatro laterais da mesma, duas de um lado e duas do outro, para que varais pudessem ser encaixados.

Aquis foi um rei filisteu de Gate, que reinou durante o tempo dos reinados dos reis israelitas Saul, Davi e Salomão. Era filho de Maoque ou Maacá, e no cabeçalho do Salmo 34: é chamado Abimeleque, talvez um título similar a Faraó ou Czar.