Qual o significado da música ciranda Cirandinha?

Perguntado por: uaguiar5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Ciranda, Cirandinha é uma cantiga de roda do folclore brasileiro e que faz parte dos jogos infantis que imitavam os bailados dos adultos, oriundos de Portugal.

Há várias interpretações para a origem da palavra ciranda, mas segundo o Padre Jaime Diniz, um dos pioneiros a estudarem o assunto, vem do vocábulo espanhol zaranda, que significa instrumento de peneirar farinha e que seria uma evolução da palavra árabe çarand.

Refrão da música Ciranda da Bailarina, de Chico Buarque e Edu Lobo. Esta música faz alusão à figura idealizada da bailarina citando vários defeitos humanos e doenças dermatológicas que, supostamente, só a bailarina não teria.

As cantigas de roda são produções musicais anônimas que são ensinadas oralmente no Brasil, de forma semelhante como as lendas do folclore. As letras das canções são composições simples, rimadas, algumas com coreografias divertidas para serem cantaroladas pelas crianças em uma roda.

“As brincadeiras cantadas são uma excelente ferramenta pedagógica. Oferecem às crianças uma liberdade de expressão através do movimento, do conhecimento corporal, do ritmo, da socialização com outras crianças e também da ampliação do seu repertório através da música.

A CIRANDA É DANÇADA NUMA RODA DE PESSOAS DE MÃOS DADAS. ELA NÃO ACONTECE QUANDO ALGUÉM SOLTA AS MÃOS, E DEPENDE DE TODOS PARA CONTINUAR.

Acomode o grupo de bebês menores de maneira confortável (em tapetes ou colchonetes), de forma que estejam próximos ao grupo todo. Coloque a cantiga escolhida que pode ser “Ciranda cirandinha” e cantem juntos. Deixe que os bebês brinquem livremente, criando movimentos com os corpos.

Há relatos que afirmam que a ciranda é de origem portuguesa e que era muito conhecida no início do século XIX.

O ritmo, quaternário simples, lento, com o compasso bem marcado por um toque grave da zabumba (ou bumbo) na cabeça do compasso e toques abafados nos outros tempos, acompanhado pelo tarol, o ganzá, o maracá, é coreografado pelo movimento dos cirandeiros. São utilizados normalmente instrumentos de percussão.

O instrumental da ciranda é composto por ganzá, bombo e caixa, porém, alguns grupos podem utilizar triângulo, pandeiro, sanfona e metais (instrumentos de sopro).

A ciranda é parte da cultura popular brasileira. Está presente na Educação Infantil, na tradição indígena, em manifestações políticas e movimentos sociais. Como dança, é muito tradicional no Nordeste brasileiro, principalmente nos estados da Paraíba e de Pernambuco.

CIRANDA, CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR, VAMOS DAR A MEIA VOLTA VOLTA E MEIA VAMOS DAR. O ANEL QUE TU ME DESTES, ERA VIDRO E SE QUEBROU, O AMOR QUE TU ME TINHAS ERA POUCO E SE ACABOU.

Parte da produção lírica infantil da autora, este poema se foca na imagem de uma criança pequena que está dançando, enquanto é observada pelo sujeito. Mesmo sem conhecer as notas musicais, sem saber a teoria, a menina já consegue imitar certos gestos, de forma quase instintiva.

Significado de Cantiga
[Literatura] Poema curto, próprio para ser cantado pelos trovadores, de tema leve e de grande aceitação popular: na Idade Média, a cantiga apresentou diversos gêneros cantiga de amigo, de amor, de escárnio, de maldizer, e de romana.

Usadas para embalar o sono das crianças e guiar as brincadeiras, as músicas fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. No Brasil, as canções também são conhecidas como cantigas folclóricas, justamente por estarem associadas ao folclore brasileiro.

Fábio Jr.

A canção – composta pelo próprio Fábio Jr. – também foi usada como tema de abertura da novela.

A brincadeira de roda reequilibra as emoções do ser humano, cria laços afetivos, contribui para a socialização e a iteração da criança.

As brincadeiras cantadas fundem musicalidade, dança, dramatização, mímica e jogos, (dependendo do enfoque a ser priorizado em cada atividade), representando um conhecimento de grande contribuição à vida de movimento da criança.

Ciranda, cirandinha
Em roda e de mãos dadas, as crianças cantam e rodam. No final da canção, um colega é escolhido para ficar no meio da roda. A brincadeira termina quando todos os participantes estiverem no centro. Vamos todos cirandar!