Qual é o significado de Caxangá?

Perguntado por: lmoraes4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa “mata extensa”. Já para o Dicionário do Folclore Brasileiro é um adereço usado pelas mulheres alagoanas.

Caxangá seria pedra e Zambelê, o escravo velho. Essa brincadeira, originariamente, é de marinheiros franceses. Está implantado na nossa cultura, sendo brincada em todo o Brasil. Na Bahia, entretanto, é alusiva à escravidão, com palavras de dialeto africano como caxangá e zambelê.

Os guerreiros que faziam o zigue zigue zá, seriam os escravos fugitivos que corriam em ziguezague para despistar o capitão-do- mato. O mais difícil de entender é o que seria o caxangá. Segundo o dicionário Tupi-Guarani-Português, a palavra vem de caá-çangá, que significa "mata extensa".

10. Candanga. Pessoa despreocupada, mal vestida, bagunçada, bobo ou engraçado. "Nossa, você está muito candanga hoje!"

Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa “mata extensa”.

DE ORIGEM AFRICANA, ESCRAVOS DE JÓ É UMA BRINCADEIRA MUITO ANTIGA E TRADICIONAL EM NOSSA REGIÃO. ESSA BRINCADEIRA ESTIMULA A AGILIDADE, O RITMO, O EQUILÍBRIO E A CONCENTRAÇÃO.

Milton Nascimento

Milton Nascimento e Fernando Brant - 1973. Os Escravos de Jô faz parte do disco Milagre dos Peixes, mutilado pela censura, que cortou praticamente na íntegra a letra dessa canção e de mais duas.

Escravos de Jó Jogavam o caxangá: Tira, bota, Deixa o Zambelê ficar. Guerreiros com guerreiros Fazem zigue, zigue, zá! Guerreiros com guerreiros Fazem zigue, zigue, zá! Formação: Forma-se uma roda com as crianças em pé, sentadas ou em volta de uma mesa.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Quais brincadeiras populares têm origem indígena?

  • Peteca.
  • Queimada.
  • Bolinha de gude.
  • Cabo de guerra.
  • Perna de pau.

Algumas teorias indicam que a brincadeira era uma forma de os escravos africanos exercitarem a habilidade e a destreza com as mãos, através do entrelaçamento de objetos. A música que acompanha a brincadeira também tem origem africana e, possivelmente, era cantada pelos escravos nos momentos de lazer.

A escravidão no Brasil teve início no século XVI, durante o Período Colonial, e consistiu no uso da mão-de-obra forçada de mulheres e homens africanos. Essas pessoas foram retiradas a força dos muitos grupos étnicos dos quais faziam parte no continente africano e trazidas ao Brasil nos chamados navios negreiros.

A expressão que causou mais rebuliço entre os internautas participantes foi “tilanga”, usada, de forma pejorativa, para se referir a mulheres fáceis, jovens que se vestem de forma vulgar.

Baú, busão, tesourinha, véi, pardal, boto fé, cabuloso. A lista de expressões e gírias brasilienses é extensa e conta com uma inusitada dinamicidade. Se figuras como satélite, zebrinha ou pé de pano vão caindo deuso devagarinho, outras tantas entram rapidinho na cena da cidade.

substantivo feminino [Gíria] Efeito causado pelo uso de alguma droga, de entorpecentes, especialmente após ter fumado maconha. Etimologia (origem da palavra lombra). De origem questionável.

Recife

Caxangá é um bairro do Recife, às margens do rio Capibaribe, a 11 quilômetros do centro do Recife. Começou a ser povoado pelo cônego Francisco Pereira Lopes, no final do século XVIII, quando construiu uma casa e uma capela dedicada a São Francisco de Paula nesse local.

A Avenida Caxangá é uma das mais importantes vias arteriais da cidade do Recife, capital estado de Pernambuco, Brasil. É a segunda mais longa avenida em linha reta do Brasil, apresentando percurso totalmente reto de aproximadamente 6,2 km.

Regular em diversas cidades do Brasil, este jogo é uma variação de um outro originado em Moçambique e é muito fácil de brincar! Basta riscar uma grande linha no chão delimitando dois espaços. De um lado deve-se escrever a palavra “terra” e do outro lado, a palavra “mar”.

O livro de contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesmo em meio a duras provações. A experiência de nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.