Qual é o significado de cabelo ruim?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Uma das expressões mais comuns usadas para designar cabelos crespos é: "fulano tem cabelo ruim".

Para começar, cabelo vem do Latim capillus, “cabelo” mesmo, que deve se relacionar a caput, “cabeça”, que é onde costuma estar o dito cujo. Existe uma coisa chamada capilé, que pode ser um suco de avenca ou, mais genericamente, um refresco de frutas, ou mesmo um tipo de bebida alcoólica.

Com o advento de novos procedimentos estéticos, mesmo que essa metrificação tenha sido abandonada, ainda hoje, sem muita consciência do porquê o cabelo 'bom' é o liso, as pessoas buscam reproduzir as características caucasianas (pele branca, cabelos lisos ou levemente ondulado, geralmente loiros e com nariz e bocas ...

Cabelos que contenham linhas retas horizontais e verticais muito evidentes transmitem força, determinação, credibilidade, poder e autoridade. O fio extremamente liso, por exemplo, é "lido" como uma linha reta vertical e reforça esses atributos.

Quem tem cabelo cacheado é igualmente divertida, tem uma personalidade calorosa e faz as coisas mais rápido do que as outras pessoas. Segundo a pesquisa, mulheres com cabelos encaracolados são generosas e tendem a concluir suas tarefas mais rápido do que outras pessoas.

Quais são os 6 sinais de um cabelo danificado? Descubra aqui!

  1. Sem volume. Se você tinha os fios densos e grossos, mas passou a sentir que eles estão ralos e sem volume, o seu cabelo pode estar danificado. ...
  2. Dificuldade ao pentear. ...
  3. Pontas duplas. ...
  4. Frágil e quebradiço. ...
  5. Sem brilho. ...
  6. Perda da elasticidade.

A resposta é simples: adaptação climática. A África é um continente tropical, ou seja, de temperatura elevada. Os africanos desenvolveram cabelos crespos para se adaptar ao clima quente. O formato do cabelo crespo serve como proteção para o couro cabeludo, como um chapéu natural devido ao entrelaçamento dos fios.

O primeiro sinal de que o cabelo está fragilizado é a perda da elasticidade, ocasionando o famoso efeito "chiclete". Se ao puxar o fio ele fica franzido e não volta ao normal com facilidade, é sinal de que a fibra capilar perdeu toda a elasticidade e a umidade natural, tornando-se emborrachada e fraca.

O melhor é o cabelo ser descartado no lixo e torcer para sua cidade manter um local de destinação de resíduos que atenda aos princípios regulatórios ambientais, que usam grandes malhas e mantas de proteção, em substituição aos famosos “lixões” a céu aberto, hoje, proibidos.

Cabelo, inegavelmente simboliza força física e virilidade; diz-se que as virtudes e propriedades de uma pessoa estão concentradas em seus fios e unhas. Símbolo do instinto, da sedução feminina e da atração física. Em contrapartida a calvície pode sugerir esterilidade.

O destaque vai para o cabelo que simboliza vitalidade, erotismo, força física, virilidade, sedução, vaidade, virtudes e as propriedades das pessoas.

1. Níveis hormonais desiquilibrados são uma das principais causas de variação de textura dos cabelos. As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso.

O que faz com que os cabelos fiquem enrolados é a genética. Pode ser que ainda que a raiz dos seus cabelos seja mais lisa, os folículos capilares acabem ficando com mais curvatura, resultando em um visual com cachos ou princípio de cachos.

“Um cabelo pode ser considerado saudável quando o couro cabeludo está sem lesões ou coceiras, por exemplo, e os fios não quebram com facilidade, têm brilho e boa penteabilidade”, conceitua Dra. Bruna.

O CABELO PRETO MOSTRA QUE A PESSOA É FORTE E SEGURA
Por isso, é ideal para quem quer transmitir seriedade e confiança. “A cor é associada a pessoas tranquilas e estáveis” explica o expert.

Os nossos cabelos são capazes de comunicar uma mensagem ao nosso respeito, isso por conta das linhas, formas, volumes e texturas que os compõem. Mas não apenas o tipo do nosso fio: liso, cacheado, crespo, ondulado... O corte e o penteado também comunicam mensagens distintas ao nosso respeito.

Cabelos Longos
Segundo o especialista, normalmente são pessoas mais sensíveis e bem mais flexíveis. Ele sugere que para lidar com esse tipo de personalidade é bom evitar falar evite falar alto e rápido. “Use bastante palavras de sentimento: acolher, ajudar, sentir, saudade, emocionar, amar, coração, intuição”, comenta.