Qual é o significado de aprender a conviver?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 25 de abril de 2023
4 / 5 15 votos

Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

O convívio nas escolas contribui para a formação do indivíduo no âmbito do desenvolvimento das capacidades coletivas e individuais. É com esse propósito que muitos pais colocam seus filhos na escola por volta dos dois anos de idade.

Quarto pilar: Aprender a conviver
Como se aplica: Para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.

Conviver é o desafio de encontrar harmonia nas relações, equilibrando planos compartilhados com visões de mundo diferenciadas. Nesse aprendizado diário, momentos de alegria se alternam com pequenas discussões, que às vezes abalam o relacionamento com a família, com os amigos, com o companheiro ou companheira.

Conviver é respeitar, aceitar, segurar a onda até onde for possível sempre com cortesia. Consideração também entra na busca constante da boa convivência, porque ela está na essência das boas maneiras, uma ferramenta primorosa para as relações entre as pessoas.

O PRIMEIRO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DO SER HUMANO É A CASA. À MEDIDA QUE O TEMPO PASSA VAMOS CONHECENDO OUTROS LUGARES, COMO OS PARQUES DE DIVERSÕES, A PRACINHA DO BAIRRO, A IGREJA, A CASA DOS AVÓS, E POR FIM, A ESCOLA. A SALA DE AULA É UM AMBIENTE COLETIVO GOSTOSO PARA APRENDER E CONVIVER.

Primeiro porque aprendemos ao longo de nossas vidas que o ser humano é uma espécie sociável, que deve conviver em grupo. E temos também a crença (errada) de que estar só significa estar solitário. Não é verdade. A solidão é um sentimento que está dentro de nós e não depende de quem está à nossa volta.

Além de ser fonte de constante aprendizado e evolução, é a partir das diferenças que histórias são construídas. Cada qual com sua beleza pois, justamente, possuem peculiaridades que as tornam únicas. Afinal, somos todos diferentes.

1 Ação ou efeito de conviver; familiaridade, intimidade. 2 Reunião de pessoas que convivem em harmonia. 3 Relacionamento entre indivíduos que vivem em comunidade ou em grupo; sociedade.

O conceito do pilar "Aprender a Conviver" está alinhado com a competência social e relacional, uma vez que as pessoas tornam-se aptas para cooperar e participar com outras pessoas (Alternativa B).

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

Segundo o dicionário, viver é existir, ter vida, estar com vida, enquanto conviver é ter convivência, ter intimidade, viver com outrém. Pois bem, então convivência é a ação ou o efeito de conviver; é familiaridade, reunião de pessoas que convivem em harmonia.

Conviver bem com a família é fundamental para o bem-estar emocional, psicológico e social das pessoas. A família é o núcleo básico da sociedade, e é nela que aprendemos a conviver em grupo, a compartilhar responsabilidades, a desenvolver relações de afeto e a lidar com conflitos.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

Podemos tratar o espaço de vivência como aquele espaço habitável, onde os indivíduos podem viver e se formar. Lugar onde frequenta: moradia, igreja, escola, trabalho; onde você convive com seus amigos e colegas. Ou seja, o espaço de vivencia está diretamente ligado a uma das categorias do espaço geográfico – o lugar.

Desse modo, lugares de convivência são espaços onde as pessoas se relacionam, se respeitam e se alegram. Por isso, é muito importante cuidar do espaço em que vivemos para se relacionar harmoniosamente com todos ao nosso redor.