Qual é o significado de aliança na Bíblia?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Aliança, segundo as Escrituras Sagradas, foi cada um dos pactos que Deus fez com os homens. A Velha Aliança faz parte do Velho Testamento, enquanto a Nova Aliança está presente no Novo Testamento e foi estabelecida através de Jesus Cristo.

Há milhares de anos, a aliança já era usada como símbolo de compromisso entre duas pessoas. A própria origem da palavra (derivada do latim alligare) remete à ligação com algo ou alguém.

Ouça este artigo: “Porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra” (Gn 9:13). A frase acima refere-se a aliança de Deus com seu povo, após cessar o dilúvio e foi dita à Noé depois que saiu da arca.

No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Dessa maneira, esse simples objeto ganha um significado muito simbólico: representa um elo material entre duas pessoas emocionamente envolvidas, as quais compartilham sonhos, alegrias e até mesmo os percalços da vida cotidiana.

Deus fez uma aliança com Moisés e Israel aos pés do Monte. Sinai, e depois de ler o Livro da Aliança “aos ouvidos do povo”, todos disseram: “Tudo o que o Senhor falou, faremos e seremos obedientes” (Êxodo 24: 8)². A aliança mosaica dá a forma de vida com Deus .

Estas são as leis, os decretos e as instruções que o Senhor estabeleceu entre ele e os israelitas, por intermédio de Moisés, no Monte Sinai.

A maior diferença, para cristãos e pagãos, parece estar no fato de que “aliança” refere-se a um acordo contínuo e duradouro ao longo do tempo e “pacto” parece evocar a ideia de um contrato pontual, sem uma adesão plena de sentimentos, interesses e vontades; trazendo a ideia de uma simples transação comercial ou ...

6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Gênesis 17:9–14—Circuncisão
O sinal do convênio que Deus fez com Abraão foi a circuncisão. A circuncisão simboliza pureza perante Deus e também é um lembrete simbólico das promessas que o Senhor fez a Abraão com respeito a sua posteridade. Você pode ler mais sobre a circuncisão no Guia para Estudo das Escrituras.

O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas. Se você gosta de viver altas aventuras ao lado da pessoa amada, a escolha ideal são alianças com três pedras.

Os primeiros registros do uso de alianças matrimoniais remontam à Antiguidade, mais precisamente em torno de 3.500 a.C. Tanto os egípcios quanto os hindus usavam anéis que identificavam o vínculo, o elo, a aliança entre duas pessoas. Isso pode ser constatado através de fósseis e escrituras arqueológicas.

A Lei da nova aliança, do novo testamento, do evangelho, da graça, pela qual se revogou a primeira, é chamada pelo apóstolo de lei régia (Tg 2.8), porque prescreve o amor ao próximo, sem qualquer tipo de condenação legal, conforme ocorria na primeira, apesar de também prescrever o amor ao próximo.

A aliança com Moisés e Israel
Depois que os tirou do Egito, Deus estabeleceu uma aliança com o povo de Israel. Essa aliança colocava Deus como o rei e os israelitas como Seu povo especial (Êxodo 19:5-6).

Versículos para gravar na aliança
Algumas sugestões são: Eclesiastes 3:14 – Eu sei que tudo que Deus faz, durará Eternamente; Mateus 19:6 – Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne; Efésios 5:28-29 – Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo.