Qual é o significado das cores da bandeira de Alagoas?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

As cores das faixas (vermelho, branco e azul), escolhidas por estarem presentes no brasão estadual, remetem à tricolore, simbolizando os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

"As três tainhas postas em pala, isto é, uma por sobre a outra... representam as três principais e maiores lagoas da então povoação: A Mundaú ou do Norte, a Manguaba ou do Sul ... e a de Jequiá, isolada.

Em primeiro lugar existiu a bandeira da província de Alagoas, entre 1821 e 1889. Esta bandeira não era oficial e era representa por um retângulo divido ao meio entre as cores vermelho e branco.

Cultura. A cultura alagoana é um misto de influências indígenas, africanas e europeias. Essa influência é percebida nas festas, no artesanato e na culinária. O artesanato é marcado pela confecção de rendas exclusivas, em traçados coloridos.

A palavra é de origem indígena, significando terra alagadiça (o que tapa o alagadiço), que deu origem ao riacho com o mesmo nome. Escritura pública de 1609 mostra que havia uma casa na sesmaria pertencente a Manoel Antônio Duro em Pajuçara.

O alumínio é um elemento químico cujo símbolo é Al e a massa atômica 27 u.

Alagoas é um estado brasileiro que compõe a Região Nordeste, com capital no município de Maceió. Seu relevo é formado por depressões e planaltos, e os climas encontrados no estado são semiárido e tropical. A atual população alagoana é de pouco mais de 3,35 milhões de habitantes, vivendo a maioria nas cidades.

Tu, liberdade formosa, / Gloriosa hosana entoas: – Salve, ó terra vitoriosa, – Glória à terra de Alagoas! Essa terra quem há que idolatre-a / Mais que os filhos que filhos lhe são? Nós beijamos o solo da Pátria, / Como outrora o romano varão!

Conta a tradição que, em meados do século XIX, havia na região muitos animais selvagens, entre os quais se destacava o tatu-bola. Daí haver sido denominado de "Bola" o povoamento que se formou em terras pertencentes ao município de Palmeira dos Índios.

Verde é renovação e esperança; azul é alegria, saber e lealdade; vermelho é grandeza, coragem e valor; ouro (amarelo) é justiça, fé e constância; prata (branco) é beleza, pureza e vitória.

O Brasão de Armas simboliza a glória, a honra e a nobreza do Brasil. Foi criado na mesma data que a Bandeira Nacional, em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. No centro, há um escudo em forma de círculo e sobre ele uma estrela verde e amarela de cinco pontas.

A atual bandeira do estado de Alagoas foi instituída por meio da Lei Estadual de número 2.628, em 23 de setembro de 1963. O retângulo é dividido em três faixas verticais de mesmo tamanho, sendo a da esquerda na cor vermelha, a do centro branca e a da direita azul.

O seu primeiro governador, Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, assumiu a função a 22 de janeiro de 1819. Durante o Brasil Império (1822-1889), sofreu os reflexos de movimentos como a Confederação do Equador (1824) e a Cabanagem (1835-1840).

Coco de Roda alagoano

Coco de Roda alagoano é uma dança cantada, sendo acompanhada pela batida dos pés ou tropel.

6 comidas típicas de Alagoas para experienciar a culinária do...

  1. Sururu de Capote. Este prato é típico da região litorânea do estado de Alagoas. ...
  2. Umbuzada Sertaneja. Esta receita é doce, e o ingrediente principal é a fruta umbu. ...
  3. Pudim de Tapioca. ...
  4. Bolinhos de Goma. ...
  5. Siri mole ao coco. ...
  6. Sururu ao coco.

Em 16 de setembro de 1817, D. João VI declarava a emancipação do estado de Alagoas. Hoje, comemoramos 205 anos desde que o estado foi emancipado de Pernambuco, elevando assim o status de comarca para capitania.

Penedo

Penedo é o mais antigo município alagoano do Mapa do Turismo Brasileiro - TribunaHoje.com.

Para o Rei Dom João VI, firmar uma base política em Alagoas era muito importante para o reino de Portugal, uma vez que economicamente falando era um distrito rico, tanto que o rei assinou um decreto elevando o distrito de Alagoas a Capitania de Alagoas (totalmente independente da Capitania de Pernambuco).