Qual é o significado da tatuagem do Zé Pilintra?

Perguntado por: efreitas5 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Ele é ligado a linha dos malandros e representa os marginalizados pela sociedade, sendo um guia espiritual dos menos favorecidos.

As entidades da umbanda fazem parte de seres espirituais com características únicas, entre esses seres encontra-se Zé Pelintra, uma entidade cercada por peculiaridades, descrito como malandro, apreciador de bebidas e jogador de carteado, uma entidade negra que recebe várias interpretações.

Oferenda a Zé Pelintra
1 batida de coco ou bebida a base de coco alcóolica. 1 vela branca. 1 copinho de vidro. 1 cigarro de filtro vermelho ou 1 incenso de rosa vermelha.

Quem é Zé Pilintra e como ele atua? Zé Pilintra é uma entidade espiritual de origem afro-brasileira respeitada e adorada por muitos. Ele age com o seu espírito humilde, sua bondade e alegria no seu modo de ser: boêmio, da vida noturna, da malandragem, apaixonado por bares, jogos e disputas.

É um espírito protetor das crianças e também é considerado o orixá da traquinagem, brincadeira e diversão. Conhecido como um espírito bondoso e divertido, Zé Pilintra é frequentemente invocado para ajudar a proteger crianças e jovens, bem como para trazer alegria e diversão à vida das pessoas.

Assim, pouco se sabe como foi a morte dele, mas afirma-se que aconteceu pelas costas. Isso porque, ninguém estava de verdade a sua altura para um combate frente a frente. José ou Seu Zé morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba.

Salve Seu Zé Pilintra! Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

Dizer ser filho de Zé, é na verdade uma expressão usada para se referir àqueles que tem uma devoção muito forte depositada nessa entidade.

Zé Pelintra é uma entidade espiritual adotada pela Umbanda, mas que surgiu no Catimbó, crença de origem nordestina.

Dia do Zé Pelintra, a ser comemorado anualmente no dia 7 de julho.

De acordo com Pai David Dias, do Templo Umbandista Pai João de Angola, não é possível ser filho de Zé Pelintra na ancestralidade. Zé Pelintra é uma entidade, um espírito humano, que não pode por definição fatorar outro ser humano.

Guia Zé Pilintra - Vermelha Preta e Branca com Baralho - Universo Religioso® - Artigos de Umbanda e Candomblé

VELAS NA COR TRAÇADA BRANCA E VERMELHA: ZÉ PILINTRA E MALANDROS.

José ou Seu morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.

Zé Pelintra é Malandro, e sua falange foi introduzida na Umbanda a partir do Catimbó, culto praticado no Nordeste brasileiro que se apoia bastante na religião católica, apesar de guardar certas práticas pagãs. Dessa maneira, Zé Pelintra é um dos mestres desse culto. No entanto, poucos sabem, mas Ele teve vida na Terra.

Ele é um “caboclo de malembá”, ou seja, um guia espiritual que trabalha para ajudar as pessoas, principalmente nas questões relacionadas ao amor, dinheiro e proteção. Portanto, sonhar com Zé Pilintra pode ser interpretado como um sinal de que você precisa de ajuda nessas áreas da sua vida.

Só que hoje, como guia espiritual, Zé Pilintra é uma entidade muito adorada e respeitada pelas pessoas, principalmente pelos umbandistas, porque ele traz todo aquele trejeito característico da malandragem. Ele tem um jeito boêmio, gosta da vida noturna, gosta de bebidas, de mulheres, de jogo.

41 anos

Zé Pelintra faleceu em 1920, aos 41 anos. De acordo com sua história, a entidade está sepultada na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. Sua generosidade e apreço pelos mais pobres e desamparados fez dele uma das melhores imagens em diversas regiões e religiões.

É, na realidade, o patrono dos botecos, locais de jogo, da rua, é o bom malandro. Conta a história que Zé Pelintra veio do sertão do Pernambuco, sendo descendente de índios, e sentou praça no Recife. Criou-se na rua entre malandros, e trabalhou como garoto de recados, sendo cuidado pelas prostitutas da região.

Zé Malandro era boa pessoa, mas malandro que nem ele só. Ao invés de trabalhar, como todo mundo, preferia passar a vida zanzando e jogando baralho. Ou então ficava deitado na rede, folgado, tocando viola de papo para o ar. Por causa disso era pobre, pobre, pobre.