Qual é o significado da tatuagem da Arlequina?

Perguntado por: vcaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

A tatuagem não tem um significado específico, mas o fato de a personagem ser uma mulher bonita, misteriosa, corajosa e reunir diversos fãs do mundo dos quadrinhos pode ser um dos atrativos para eternizar a paixão pelo desenho no corpo.

Em Esquadrão Suicida, Arlequina tem um J no antebraço, em homenagem ao Joker, mas em um dos cartazes divulgados pela Warner Bros. antes da estreia, já era possível perceber que o J foi transformado em uma cauda de sereia.

Em uma sessão de perguntas e resposta em seu perfil no Instagram, Gunn foi questionado sobre o fato da Arlequina aparecer sem a tatuagem com a palavra “Rotten” (“Podre”) no rosto. O diretor explicou que a ausência da tattoo não vai ser citada no filme, mas contou o motivo de ela ter sido retirada.

Significado de Arlequina
[Figurado] Pessoa irresponsável que arruma brigas com alguma frequência; brigão.

Os templos gregos eram decorados com imagens da medusa para afastar os maus espíritos. Sendo assim, a tatuagem de medusa retrata tanto a beleza e sedução como a proteção contra o mal. O rosto da medusa também foi adotado como símbolo feminista pois ela foi responsabilizada e punida pelo ato sexual com Poseidon.

Coringa enxerga em Arlequina uma oportunidade para escapar de Arkham. Assim, vê nela alguém em quem confiar, visto que sua devoção por ele é infinita. Ela se apaixona perdidamente e ele se aproveita desta situação.

Por estar relacionada ao culto à morte, a Catrina guarda como símbolo a finitude da vida em contraposição à eternidade do espírito. Uma tatuagem de Catrina denota a consciência de que a vida é uma passagem e de que, despidos da matéria, somos todos iguais.

"Não estou procurando alguém que questione a minha loucura, mas alguém que faça parte dela." "Me trate como um jogo e eu lhe mostro como se joga!" "Existe sempre um lado insano para uma cara bonita!" "Toda a dor ensina uma lição e cada lição muda uma pessoa!"

A Arlequina é uma personagem desequilibrada, instável e nada confiável. Mas não se deixe enganar, a relação amorosa entre a Arlequina e o Coringa não é um conto de fadas. Ela vive numa relação abusiva, e é constantemente maltratada pelo Palhaço Rei do Crime.

Quer saber por que a Arlequina chama o Coringa de Pudim?

Seu nome foi baseado no arlequim, com a intenção de ser um trocadilho ao seu nome original, Harleen Quinzel. Arlequina é frequentemente cúmplice e companheira amorosa do vilão Coringa, o qual ela conheceu enquanto trabalhava como psiquiatra no Asilo Arkham, onde o Coringa era paciente.

A tatuagem de coringa, por sua vez, é vista como um símbolo de que o portador é capaz de cometer atos violentos sem remorso ou empatia.

Origem etimológica:latim nugax, -acis, frívolo, inepto, estúpido, impertinente, aborrecido + -dade.

Apesar da forma completamente caricata, a personagem foi inspirada em uma pessoa real: a atriz Arleen Sorkin. Paul Dini se inspirou em um episódio da antiga série Days of Our Lives, em que Arleen aparece usando um macacão de bobo da corte.

A psiquiatra Harleen Quinzel é uma vítima de Coringa. Ela se transforma em Harley Quinn ao se apaixonar pelo príncipe palhaço do crime, abandonando completamente sua antiga vida para servir o seu algoz em uma versão de Gotham City para a Síndrome de Estocolmo.

Das tatuagens de integrantes do PCC, as mais usadas são o próprio nome da facção (ou o símbolo 1533), a carpa, o símbolo chinês 'Yin Yang' e a sigla PJLI (Paz, Justiça, Liberdade e Igualdade), considerado lema pela organização.

De maneira geral, as tatuagens não podem: conter obscenidades, ideologias terroristas, discriminatórias, que preguem a violência e a criminalidade, discriminação de raça, credo, sexo ou origem e temas contrários às instituições democráticas.