Qual é o significado da sigla RG?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

O registro geral (ou RG) é o primeiro documento da vida de um indivíduo. Ainda no cartório de registro de nascimento do bebê, os pais ou responsáveis já podem solicitar a carteira de identidade ou RG da criança. O RG é aquele documento “mãe”, pois a partir dele é possível tirar a maioria dos demais documentos.

O RG, ou Registro Geral, é um documento de identificação pessoal e intransferível, utilizado no Brasil para comprovar a identidade dos cidadãos. Também chamado de Carteira de Identidade, o RG é considerado o documento mais importante do cidadão, uma vez que representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil.

Para saber o órgão expedidor/emissor do RG, basta verificar no documento de identificação (do lado de onde está a foto) qual é a sigla que acompanha o Estado (UF). Identificação do órgão expedidor em uma Carteira de Identidade (RG).

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o RG segue o modelo mais comum no país: oito algarismos […] A rigor, nada! Não existe uma regra única para numerar o documento de identidade. Isso porque cada estado tem autonomia para emitir o RG – sigla para “Registro Geral” – da maneira como quiser.

Como consultar o número do RG por outros documentos

  • Extratos de serviços de internet, telefonia, compras, empréstimo, cartão e outros;
  • Certificados de conclusão de cursos, ensino médio, faculdade e outros;
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação;
  • Identificação de plano de saúde;
  • Boletins de ocorrência.

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física. Ele é um documento feito pela Receita Federal e serve para identificar os contribuintes.

Conteúdo

  • Período pré-padronização. ...
  • Primeiro modelo padronizado (1983 - 2019) ...
  • Segundo modelo padronizado (2019 - 2022) ...
  • Terceiro modelo padronizado - unificado (a partir de 2022) ...
  • Alterações no terceiro modelo padronizado (a partir de junho de 2023)

A Declaração de RG (antes conhecido por Atestado de RG) é um documento que tem por finalidade instruir processos, onde é necessário o número de RG de pessoa falecida, quando sua família não detém sua Carteira de Identidade.

Na nova identidade, a UF aparece no verso do documento, próximo à "série”. No modelo antigo, costuma ficar sobre o órgão expedidor ou à frente dele. Essa definição vai de acordo com a sigla. São Paulo tem a sigla “SP”, enquanto a do Distrito Federal é “DF”.

UF é a abreviação utilizada para Unidade Federativa, no qual os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, contém seu próprio código de identificação. Portanto, a UF do RG é a sigla do estado em que a carteira de identidade foi emitida.

Qual é o órgão expedidor do RG? Normalmente, o RG é expedido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado. No entanto, o RG também pode ser emitido por outros órgãos, como a Diretoria de Identificação Civil (DIC).

Onde fica o número do documento no RG? O número do RG no documento de identidade normalmente fica no verso da cédula, no canto superior esquerdo, logo após a inscrição “REGISTRO GERAL”.

Hoje, cada Estado tem uma sequência própria de números para identificar seus cidadãos. Em São Paulo, o documento tem nove dígitos; no Rio Grande do Sul, dez; e no Distrito Federal, sete.

Para saber como consultar o número do RG pelo CPF é preciso acessar o Meu INSS, da Previdência Social, pelo site ou pelo aplicativo (disponível em iOS e Android). Lá estão muitos dados cadastrados no governo e é o jeito mais simples de ter o número do RG de forma rápida.

Crimes de falsidade ideológica e contratação de serviços
Caso você não possua histórico de crédito negativo ou pendências financeiras, a partir daí é possível abrir uma conta de telefonia, por exemplo, o que geraria um comprovante de residência falso, e assim dando abertura para mais oportunidades de golpes.

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é o número designado pela Receita Federal na abertura da empresa. Ele serve para identificar o negócio nos mais diversos tipos de atividades, como a emissão de notas fiscais ou o pagamento dos impostos.

O novo documento, que por enquanto é emitido apenas em 12 estados, vai substituir gradualmente o RG. E, em vez de ter um número próprio, vai usar o próprio CPF como identificação. Hoje, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da Federação.

Com o propósito de ser um documento de modelo único e com validade para todo o território nacional, a CIN traz a possibilidade de inserção de diversos dados como o Título de Eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, NIS/PIS/Pasep, entre outros.