Qual é o significado da sigla DNA e RNA?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A pentose presente no DNA é a desoxirribose, já no RNA trata-se da ribose e, por isso, a sigla DNA significa ácido desoxirribonucleico e RNA é o ácido ribonucleico. Além disso, as bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina.

No RNA, o açúcar é a ribose, e as bases nitrogenadas são a adenina, guanina, citosina e uracila. Os nucleotídeos presentes nessa estrutura estão ligados entre si por ligações fosfodiéster. O RNA e o DNA apresentam algumas diferenças básicas. O açúcar encontrado no DNA é a desoxirribose, e o do RNA é a ribose.

O RNA, chamado de Ácido Ribonucleico (ARN) é, assim como o DNA, um ácido nucléico composto por nucleotídeos. Embora esteja relacionado com a função de armazenar as informações genéticas tal como a molécula de DNA, o RNA tem função mais ativa, controlando a síntese proteica.

O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

no DNA, há apenas nucleotídeos que possuem as bases adenina, guanina, citosina e timina. no RNA, há apenas nucleotídeos que possuem as bases adenina, guanina, citosina e uracila.

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que se relaciona com a hereditariedade, pois apresenta informações genéticas de cada indivíduo e garante sua transmissão. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico essencial para a transmissão das nossas características para nossos descendentes.

DNA=Ácido Desoxirribonucleico. É onde estão codificadas as informações genéticas que controlam praticamente todos os processos celulares. RNA=Ácido Ribonucleico. É responsável,de forma geral pela expressão das informações contidas no DNA,atuando na produção de proteínas.

Esse avanço experimental resolveu o problema ovo e galinha: ácidos nucleicos (especificamente RNA) veio primeiro – e mais tarde, a vida mudou para herança baseada em DNA.

Os vírus de DNA tipicamente se replicam no núcleo da célula hospedeira e os vírus de RNA normalmente se replicam no citoplasma. Mas alguns vírus de RNA de fita simples e senso (+), denominados retrovírus, usam um método muito diferente de replicação.

A tradução é catalisada por estruturas conhecidas como ribossomas, grandes complexos de proteínas e RNA ribossomal (rRNA). O ribossoma "lê" o mRNA, e traz os RNA de transferência (tRNAs), cada um ligado a um aminoácido específico, na ordem correta.

O RNA pode ser encontrado na forma de três tipos principais: RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossômico.

O RNA controla a produção de proteínas, organizando a ligação entre os aminoácidos. Se o RNA foi mesmo o material genético primordial, ele pode ter aparecido antes mesmo da formação das microesferas.

Existem diferentes tipos de RNA: o mRNA contém as informações necessárias para síntese de proteínas, o tRNA transporta aminoácido e o rRNA forma os ribossomos. O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula importante para o organismo, pois é nela que estão as informações que garantirão a produção de proteínas.

O DNA pode existir em muitas formações diferentes. As formações mais comuns são: DNA-A, DNA-B, DNA-C, DNA-D, DNA-E, DNA-H, DNA-L, DNA-P, e DNA-Z. Porém, só as formações de DNA A, B e Z foram encontradas em sistemas biológicos naturais.

Continuar lendo O que é o DNA é o RNA?