Qual é o significado da procissão de entrada na missa?

Perguntado por: lmagalhaes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 7 votos

A procissão: a procissão de entrada significa o povo a caminho da salvação. Significa também que todos nós somos peregrinos nesta terra e devemos caminhar em direção ao céu.

Levada em procissão antes das cerimônias religiosas, sobretudo no início da Missa, a cruz processional, à frente do sacerdote, indica a todos os presentes que é Cristo quem conduz o caminho. Cristo também está sempre representado nesta cruz, porque ele está à frente de seu povo.

As tradicionais procissões que vemos na Semana Santa tem sua origem na Antiguidade. Muitos povos e religiões realizavam procissões. Os gregos e romanos as apresentavam em homenagem a Dionísio ou Baco, ao final da colheita das uvas. Os judeus já faziam procissões na Páscoa, em Pentecostes e na Festa do Tabernáculo.

Durante a procissão de entrada, a assembleia deve ficar em pé e isso significa que todos são acolhidos por Deus durante aquela celebração. A procissão é acompanhada pelo canto de entrada que convida os fiéis para a unidade e alegria de participar da Santa Missa.

Liturgia eucarística. É a parte mais importante da Missa, do ponto de vista litúrgico, pois contém a sua parte central, a Consagração (oferta e Comunhão do Pão e do Vinho). Onde o pão e vinho, segundo a fé católica, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

No catolicismo
As procissões podem possuir um significado profundo para o fiéis e simbolizam a caminhada de oração do Povo de Deus, em comunidade, rumo à casa do Pai (Deus). Caminhar tem um sentido teológico muito caro aos cristãos: a Missão. Sair de sua casa, deixar seus familiares, para anunciar o Evangelho.

20 Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que aescapastes das nações; nada bsabem os que trazem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e crogam a um deus que não pode salvar. 21 Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isso desde a antiguidade?

Procissão vem do latim procedere, que significa “para ir adiante”, avançar, caminhar. A procissão corresponde a um cortejo religioso realizado em marcha solene pelas vias públicas de cidades e vilas, carregando imagem sacra e entoando orações e cânticos.

A procissão do Encontro nos prepara para participarmos do santo Tríduo Pascal, que nos faz celebrar na graça de Deus o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Pela procissão do encontro o povo deseja reviver a paixão de Cristo, seguir os seus passos.

Na procissão recomenda-se silêncio e orações e também o uso das matracas, bem como um carro de som com canto gregoriano, ou cantos penitenciais. f) Velas para o altar.

E devido à maneira como o esqueleto está interligado, cruzar as pernas também pode causar desalinhamento da coluna e dos ombros. A posição da cabeça pode potencialmente ficar desalinhada devido a mudanças nos ossos do pescoço, uma vez que a coluna compensa para manter o centro de gravidade acima da pélvis.

Durante a Semana Santa ou a Semana da Paixão os católicos celebram a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo. Ao longo deste período são realizadas várias manifestações religiosas e uma delas é a procissão da Semana Santa. Na Sexta-feira Santa os católicos se abstêm de comer carne como um ato de penitência.

Uma procissão começa às 17h a partir do Santuário Santo Antônio no bairro Vera Cruz e vai até o Campo do Padre, cruzando o centro. Depois da peregrinação de cerca de 1 hora, ocorre a principal missa do dia.

Canto de entrada
também chamada de Antífona de entrada) que serve para introduzir os fiéis na Santa Missa. A importância da música de entrada é muita, pois é através dela os fiéis já começam a sentir o “tom” da celebração.

A cruz é o principal elemento dessa procissão, tanto que, na forma extraordinária, é levada pelo sub-diácono. Na forma ordinária, quem leva a cruz é um acólito, o cruciferário. Ele segura a aste da cruz com as duas mãos próximas.

A Oração para antes da Missa foi criada para ser proferida antes do início da Santa Missa, como forma de preparação para o momento mais sublime para um fiel: receber o Corpo de Cristo. Para isso, é necessário chegar com alguns minutos de antecedência, silenciar a alma e se concentrar nesta bela prece com muita fé.

O que o padre cochicha quando ele comunga no altar? De novo, o padre reza em silêncio: “Que o Corpo de Cristo me guarde para a vida eterna.” E comunga o Corpo de Cristo. Depois, segura o cálice e reza em silêncio: “Que o Sangue de Cristo me guarde para a vida eterna.” E comunga o Sangue de Cristo.

São elas: os Ritos Iniciais, o Rito da Comunhão, o Rito da Paz e os Ritos Finais. Os Ritos Iniciais são compostos pela entrada do sacerdote, pelo Sinal da Cruz e saudação aos fiéis, pelo Ato Penitencial, pelo Glória e pela Oração da Coleta.

Como funciona a Missa?

  1. Ritos iniciais. A abertura da Missa é nomeada como Ritos Iniciais. ...
  2. Rito da Palavra. ...
  3. Rito Sacramental. ...
  4. Ritos Finais.

Cortejo é uma procissão, que segue uma pessoa ou grupo de pessoas para prestar homenagem ou expressar respeito. Em nossa língua, a palavra ganhou mais uso e popularidade no contexto relacionado aos namoros, referindo-se ao ato ou aos atos feitos quando se tem interesse em alguém.

E este soberano é Jesus. Por isso, a Procissão sempre é encabeçada pela Cruz de Cristo.