Qual é o significado da palmeira na Bíblia?

Perguntado por: dalvim . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Da mesma forma, em Apocalipse, 7:9, a grande multidão com folhas de palmeira nas mãos atribuiu a salvação a Deus e ao Cordeiro. O que a Bíblia está nos dizendo é que devemos ter nossas raízes fincadas em terra firme e seguir com segurança.

As populações tradicionais mantêm estreita relação com as palmeiras, que por meio da produção de frutos e de outros insumos (folhas, cacho, madeira, raiz, seiva e palmito) que oferecem, movimentam a economia e fazem parte das culturas amazônicas.

A Palmeira cresce no deserto (lugar de sequidão e desolação) floresce e dá fruto onde outras árvores morrem. A Palmeira não se alimenta da areia do deserto, vivem porque as suas raízes encontram águas profundas no deserto.

A capacidade de resiliência da palmeira permite que ela suporte situações adversas e até possa envergar, porém ela não se renderá a pressão aplicada, pois sua resiliência é alta. A palmeira irá retornar à posição ao qual ela estava antes de enfrentar a pressão, isto é, uma adversidade.

As Palmeiras são conhecidas principalmente por se adaptarem muito aos ambientes e climas. São muito estáveis e crescem mais de 20m de altura. Nada impede seu crescimento vertical. Mesmo que essa árvore esteja amarrada ela continua crescendo verticalmente.

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto.

Narra-se que ao chegar na cidade, Jesus foi recebido em grande festa e aclamado pela multidão, que erguia ramos de palmeira como um gesto de saudação ao filho de Deus. Os ramos, que dão nome a essa data, eram uma espécie de presente para Jesus, geralmente dado por pessoas humildes.

Tratava-se de uma profetisa, cuja autoridade era tamanha a ponto de hebreus de todas as tribos subirem ao monte levando a ela suas demandas para julgamento. A reputação da personagem fez com que a palmeira debaixo da qual se sentava recebesse seu nome, tornando-a a Palmeira de Débora (Jz.

Ao contrário de outras árvores, uma palmeira possui apenas um ponto de crescimento acima do solo. Localizado no topo do seu caule (ou estipe), esse ponto e seus tecidos adjacentes compõe o meristema ou gema terminal, também chamado de palmito. Normalmente, quando o meristema terminal é danificado, a palmeira morre.

Talvez uma das mais conhecidas por proporcionar o delicioso fruto açaí, consumido em grande escala pelos brasileiros. O açaizeiro é uma palmeira tropical, nativa do Brasil, e é encontrado principalmente nas regiões Norte e Sudeste do país.

drupa

Os frutos das palmeiras podem ser classificados como uma baga ou drupa fibrosa, ou seja, possuem uma ou mais sementes, têm mesocarpo carnoso ou fibroso e um endocarpo que pode ser fino (baga) ou espesso e esclerótico (drupa).

Resistência a tempestades.
A maioria das palmeiras resiste a fortes ventos devido ao tronco flexível e formato aerodinâmico. Em países frequentemente assolados por furacões como Cuba, as palmeiras sobrevivem e são predominantes na flora local.

tâmara

A tamareira é um tipo de palmeira frutífera, muito importante na história e na cultura do Oriente Médio. O seu fruto, a tâmara é a figura central de um dito popular que diz ser possível um andarilho caminhar por três dias no deserto, comendo uma única fruta dessa árvore.

Significado de Palmeira
substantivo feminino Nome comum às árvores da família das palmáceas (monocotiledôneas), cujas flores são unissexuadas. (Das 1.200 espécies que compõem a família, muitas fornecem produtos alimentícios, tâmaras, coco, óleo, palmito, sendo que de algumas espécies se fabrica o marfim vegetal.).

Não são consideradas árvores porque todas as árvores possuem o crescimento do diâmetro do seu caule para a formação do tronco (crescimento secundário), que produz a madeira e tal não acontece com as palmeiras.

40 centímetros

Quando adultas, geralmente 80% das raízes fasciculadas das palmeiras se estendem em um raio de 2 metros e atingem profundidade de até 40 centímetros. Sem a possibilidade de se manterem firmes na terra, as plantas tornam-se vulneráveis à queda se enfrentarem ventos fortes.

Cresça e floresça onde Deus te plantou
Ela pode crescer em outros lugares, mas nunca vai alcançar a sua altura máxima como poderia alcançar em sua “própria região”. E aqui temos a nossa primeira lição. Algumas pessoas precisam mudar de cidade ou país, enquanto outras passam a vida inteira no mesmo lugar.

Tema: O Justo Florescerá como a Palmeira
Ele destaca a importância de louvar a Deus por suas obras maravilhosas e reconhecer a grandeza de seu poder. No verso 12, o salmista compara o justo com uma palmeira, enfatizando a promessa de que aqueles que confiam em Deus florescerão e darão frutos em sua vida.