Qual é o significado da palmeira?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

A palmeira tem um significado esotérico da mais alta espiritualidade, representando ascensão, vitória, regeneração e imortalidade. As características da palmeira a distinguem de todas as demais árvores e são muito representativas pelo seu simbolismo intrínseco.

Palmeira – O que é
Uma palmeira ereta, de caule delgado e de tronco único que pode crescer até 30 m de altura, mas normalmente as árvores têm entre 10 e 15 m de altura. O tronco é verde quando jovem, de cor cinza nas árvores velhas com cicatrizes de folhas brancas proeminentes.

Tema: O Justo Florescerá como a Palmeira
Ele destaca a importância de louvar a Deus por suas obras maravilhosas e reconhecer a grandeza de seu poder. No verso 12, o salmista compara o justo com uma palmeira, enfatizando a promessa de que aqueles que confiam em Deus florescerão e darão frutos em sua vida.

É da tamareira que vamos aquitratar, uma árvore de grande estima e valor no Egito, Palestina e Arábia. Dizem os árabes que a palmeira tem tantos usos quantos são os dias do ano. A sua tâmara foi e é um artigo familiar de alimentação.

Da mesma forma, em Apocalipse, 7:9, a grande multidão com folhas de palmeira nas mãos atribuiu a salvação a Deus e ao Cordeiro. O que a Bíblia está nos dizendo é que devemos ter nossas raízes fincadas em terra firme e seguir com segurança.

Dizem que a raiz da palmeira desce dentro da terra ate encontrar água. Enquanto outras plantas estão secando, ela tem a capacidade de florescer mesmo no deserto por causa de suas raízes.

A capacidade de resiliência da palmeira permite que ela suporte situações adversas e até possa envergar, porém ela não se renderá a pressão aplicada, pois sua resiliência é alta. A palmeira irá retornar à posição ao qual ela estava antes de enfrentar a pressão, isto é, uma adversidade.

Ao contrário de outras árvores, uma palmeira possui apenas um ponto de crescimento acima do solo. Localizado no topo do seu caule (ou estipe), esse ponto e seus tecidos adjacentes compõe o meristema ou gema terminal, também chamado de palmito.

Tratava-se de uma profetisa, cuja autoridade era tamanha a ponto de hebreus de todas as tribos subirem ao monte levando a ela suas demandas para julgamento. A reputação da personagem fez com que a palmeira debaixo da qual se sentava recebesse seu nome, tornando-a a Palmeira de Débora (Jz.

Elas são fontes de alimento e subsistência para o mundo tropical. Além disso, muitos povos tiram proveito dessas plantas, já que elas fornecem fibras, frutos, folhas, palmito, água, remédios e madeira. Também são grandes fontes de óleos vegetais, ricos em vitaminas. Quer saber mais?

O Projeto Juçara, desenvolvido durante 10 anos pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema), valorizou o fruto da palmeiras, o coquinho, no lugar do palmito, garantindo a preservação da palmeira mata adentro.

tâmara

A tamareira é um tipo de palmeira frutífera, muito importante na história e na cultura do Oriente Médio. O seu fruto, a tâmara é a figura central de um dito popular que diz ser possível um andarilho caminhar por três dias no deserto, comendo uma única fruta dessa árvore.

40 centímetros

Quando adultas, geralmente 80% das raízes fasciculadas das palmeiras se estendem em um raio de 2 metros e atingem profundidade de até 40 centímetros. Sem a possibilidade de se manterem firmes na terra, as plantas tornam-se vulneráveis à queda se enfrentarem ventos fortes.

As raízes das palmeiras são pequenas em diâmetro e não rompem tubulações e pavimentos, ao contrário de árvores que têm sistema radicular pivotante e podem destruir pisos e tubulações. Folhas perenes.

A Bíblia, no mesmo Salmo, indica o melhor lugar onde o “cristão palmeira” deve ser plantado: “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus”. Adubada pela Palavra de Deus, a planta cria raízes firmes e profundas e assim, alcança grande crescimento.

A palmeira foi então incorporada ao panteão de símbolos do império brasileiro, mesmo que tivéssemos outras palmeiras nativas. Essa Palma Mater de d. João floresceu pela primeira vez em 1829, quando já éramos independentes de Portugal. Reza a lenda que dela descendem todas as palmeiras imperiais brasileiras.

Florescer onde Deus nos plantou significa esforçar-se por oferecer o que temos de melhor, de mais belo, ainda que as condições não sejam as mais favoráveis.

Todo o processo de florescer, frutificar e maturar leva cerca de um ano.

Nos primeiros 3 anos de vida as raízes crescem até um metro e meio de profundidade enquanto a planta tem cerca de 5 centímetros, isso quer dizer que em TRÊS ANOS a planta visivelmente está minúscula, mas suas raízes estão mil vezes maior do que a planta em si.