Qual é o significado da palavra vinha na Bíblia?

Perguntado por: atrindade8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Quantidade de videiras plantadas num terreno; Terreno plantado de videiras.”

O texto do primeiro livro de Reis, capítulo 21, nos mostra que Nabote era dono de uma vinha cobiçada por Acabe, rei da nação de Israel. Mas Nabote se recusou a vender sua vinha ao rei, porque a recebera por herança de seus pais.

As uvas oferecem diversos benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes. As uvas de casca escura contém resveratrol, um antioxidante importante para combater os radicais livres do organismo.

O significado da Parábola dos Trabalhadores da Vinha
Sem dúvida a Parábola dos Trabalhadores da Vinha traz a ideia principal de que a recompensa de Deus é dada conforme a sua soberana vontade. Ele é justo e totalmente bondoso, embora essa justiça não pareça coerente aos olhos humanos.

A Parábola da Vinha mostra-nos a generosidade de Deus
Podemos pensar que merecemos mais porque trabalhamos mais do que os outros, assim como aqueles que foram contratados no início do dia acharam que deveriam receber mais do que os contratados no final. Mas no Reino de Deus, não necessariamente funciona assim.

2 videira, vide. 3 pechincha, achado. 4 vinhedo.

Conclusão sobre a vinha de Nabote
A vinha de Nabote representava para ele algo de muito valor. Pois, além de ser presente dos pais, era ao mesmo tempo um compromisso diante de Deus. Cuidando da vinha, Nabote estaria honrando a Deus, seus pais e a futura geração.

As videiras, também conhecidas como vinhas, são as plantas responsáveis pela produção das uvas. Quando bem cultivadas, elas podem continuar gerando frutos por cerca de 100 anos, embora algumas ultrapassem essa marca e continuem produzindo.

A parábola da vinha má trata-se de um retrato acerca da situação dos filhos de Jerusalém e de Judá. O uso da alegoria em forma de um cântico de amor demonstra a grande afeição de Deus por Seu povo. O SENHOR fez por eles tudo o que poderia lhes proporcionar uma vida feliz e próspera, mas não foi correspondido (v. 2).

As videiras, também conhecidas como vinhas, são as plantas responsáveis pela produção das uvas. Quando bem cultivadas, elas podem continuar gerando frutos por cerca de 100 anos, embora algumas ultrapassem essa marca e continuem produzindo.

Entradas similares: Vinhedo.

Conhecendo as Videiras
Na verdade não existe nenhuma diferença, parreira e videira são simplesmente palavras sinônimas e se referem à planta da uva, bem como podemos chama-la também de vinha.

Jesus Cristo

Na sua grande maioria, ficou claro que o do Dono da vinha representa o Deus Pai; o vinhateiro, Jesus Cristo; e a figueira, cada um de nós. Convido você a olhar por outra perspectiva. A parábola é conhecida como da “figueira estéril”. Jesus falou a respeito do dono da vinha que foi verificar a figueira ali plantada.

Na “vinha do Senhor” trabalha-se gratuitamente, não se trabalha para ter um salário maior, não se pratica o bem em favor do irmão para ter o direito a um prêmio no céu. Seria egoísmo imperdoável servir-se do irmão pobre e necessitado para acumular méritos diante do Deus.

O homem que procurou fruto na figueira plantada em sua vinha e não achou, representa o Senhor Deus, o vinhateiro representa a pessoa de Cristo e a figueira, o povo judeu.

Isaías 5. 1-7 1Cantarei para o meu amigo o seu cântico a respeito de sua vinha: Meu amigo tinha uma vinha na encosta de uma fértil colina. 2Ele cavou a terra, tirou as pedras e plantou as melhores videiras.

vinhas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

verbo transitivo
2. Chegar e permanecer num lugar (ex.: ele veio para o Rio de Janeiro quando ainda era criança).

1. 2. conjunto de videiras de um terreno, sítio, região, etc.

Tipologicamente pode representar a nossa família, pois a vinha produz o vinho que simboliza “alegria” e é isso que a nossa família produz a alegria. Nabote tinha laço sentimental com a vinha, por ser ela herança, assim como temos com nossa família, pois é a nossa herança.