Qual é o significado da palavra ventrículo?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

1. [ Anatomia ] Nome dado a diversas cavidades do corpo humano (ex.: ventrículo cerebral). 2. [ Anatomia ] Cavidade do coração, de paredes musculosas, cujas contracções enviam o sangue para as artérias.

Os dois Átrios encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.

Os ventrículos são dilatações do canal do tubo neural. São quatro ventrículos encefálicos: Ventrículo lateral direito, ventrículo lateral esquerdo, IIIº ventrículo e IVº ventrículo. No interior dos ventrículos está o plexo corióide, produtor do líquido cereberospinal.

Os ventrículos cardíacos são as duas câmaras inferiores dos quadrantes do coração, o órgão principal do sistema cardiovascular. Eles são maiores e mais estreitos no ápice do que os átrios.

O ventrículo esquerdo é mais espesso que o ventrículo direito pois precisa realizar contrações mais poderosas para distribuir o sangue para o corpo todo. A função do ventrículo esquerdo é bombear o sangue para todo o corpo exceto os pulmões. Ele bombeia o sangue para sua circulação sistêmica através da artéria aorta.

O coração grande ou cardiomegalia é normalmente confundida com uma doença, mas na verdade é mais um sinal de que seu coração pode estar com problemas, como uma insuficiência cardíaca por exemplo. Ocorre frequentemente em idosos, porém pode afetar jovens e adultos com algum problema cardíaco.

A Hipertrofia Ventricular Esquerda (HVE) é definida como um aumento da massa do ventrículo esquerdo (VE), que pode ser secundária a um aumento da espessura das paredes (HVE concêntrica), aumento do tamanho da cavidade (HVE excêntrica) ou ambos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Olá, a medida do ventrículo esquerdo geralmente é feita pelo seu diâmetro, e o valor de normalidade dependerá de um cálculo baseado em seu peso e altura. Um valor limite seria aproximadamente um diâmetro de 52 mm.

O líquido cefalorraquidiano (LCR) circula nos ventrículos, espaço subaracnóideo do encéfalo e da medula e canal central da medula espinhal. A sua função é absorção de força mecânica, funcionando como um coxim, proteção o SNC e transporte de nutrientes ao tecido nervoso.

Resposta verificada por especialistas. A veia que tem conexão com o coração e passa pela perna e a veia cava inferior, que está localizada tanto na perna direita quanto na esquerda. A veia cava inferior é responsável por levar o sangue rico em gás carbônico para o coração, para que ele seja oxigenado no pulmão.

As válvulas que existem no limite do coração com as artérias pulmonar e aorta abrem-se, o sangue que sai do ventrículo direito é enviado para os pulmões e o que sai do ventrículo esquerdo ganha o restante do corpo através da artéria aorta.

O cérebro consiste em uma rede de quatro cavidades que estão cheias de líquido cefalorraquidiano (LCR) circulante. Elas incluem os dois grandes ventrículos laterais, o terceiro ventrículo, e um aqueduto cerebral que conecta ao quarto ventrículo.

Tem origem no período embrionário, a partir da porção central do tubo neural.

Através do ecocardiograma bidimensional, observou-se que a média da espessura da parede livre do ventrículo direito em indivíduos normotensos não ultrapassa 4mm, no entanto, valores individuais podem chegar até 7mm 1.