Qual é o significado da palavra TIC?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

TIC é abreviação para o termo Tecnologia da Informação e Comunicação e ele engloba tecnologias que servem como mediadoras para os processos de comunicação, e foram potencializadas graças à internet.

Tecnologias da Informação e Comunicação.

Tecnologia da informação e comunicação ou TIC, é a área que utiliza ferramentas tecnológicas com o objetivo de facilitar a comunicação e o alcance de um alvo comum. Essa comunicação pode ser em texto, imagem, vídeo, voz gravada, entre outros.

O Proinfo Integrado é um programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais.

As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs), surgiram no contexto da Terceira Revolução Industrial e Revolução Informacional e, potencializadas na década de 1990. As TICs podem ser pensadas como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada e ampla.

Confira quais são os 7 tipos de TICs na educação:

  1. Ferramentas de comunicação. ...
  2. Ferramentas de trabalho. ...
  3. Ferramentas de gestão. ...
  4. Ferramentas de experimentação. ...
  5. Ambientes virtuais imersivos. ...
  6. Plataformas. ...
  7. Objetos digitais de aprendizagem.

As principais TICs que costumam ser utilizadas no setor educacional são os tablets, computadores, internet, pen drives... Há diversas ferramentas que podem auxiliar. Porém, é importante ressaltar que os apps, sites e programas também podem ser bons aliados, o que comprova a necessidade de saber/aprender a utilizá-los.

É possível fazer isso com recursos online ou off-line, como vídeos, infográficos animados, exercícios interativos ou plataformas educacionais – e eles podem ser usados como um elemento extra ou central da aula.

Por outro lado, as limitações do uso da tecnologia na educação estão relacionadas à falta de acesso aos recursos existentes, as barreiras de convivência social, dificuldade de concentração do aluno, de contato com o tutor, entre outras situações.

A síndrome de tourette é conhecida pelos atos impulsivos e repetitivos, chamados de tiques. Antes de mais nada, é preciso saber que essas ações motoras ou vocais acontecem de forma involuntária e inevitável. Como resultado desses sintomas, muitos pacientes sofrem traumas e constrangimentos.

Nesse sentido, as TIC têm por objetivo favorecer o fluxo, o acesso e a gestão de informações de cunho acadêmico. Outra utilização dada às TIC pelos professores pesquisados reside no uso para comunicar-se com os alunos.

As vantagens das TICs na educação
Personalização do ensino e acompanhamento individualizado. Mais autonomia aos estudantes. Promoção de um processo de aprendizagem mais ativo. Incentivo ao trabalho em equipe.

Utilize a música para atividades educativas. Assim como os jogos digitais, as músicas também são uma forma interessante de fixar o aprendizado com crianças e até mesmo adolescentes e adultos. As TICs que podem reproduzir esse tipo de mídia são diversas, como tablets, smartphones e smartTVs.

Mendes (2008) define Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como um conjunto de recursos tecnológicos que, quando integrados entre si, proporcionam a automação e/ou a comunicação nos processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica e etc.

As TICs correspondem às tecnologias que mediam os processos informacionais e comunicativos das pessoas, por exemplo, o Jornal, Rádio ou TV, já a TDIC engloba equipamentos digitais, tais quais computadores, lousa digital, dentre outros.

Na educação infantil, há que se superar modelos que incorporam as TICs na sala de aula como mero mecanismo de controle do corpo infantil, ao subtrair a atenção das crianças com vídeos, desenhos animados, entre outros, desprovidos de intencionalidade.