Qual é o significado da palavra Tamar?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

O papel de Tamar no agregado familiar tornava-a vulnerável: ela não podia se recusar a servir ou cozinhar para aquele homem. Os jovens, especialmente as meninas, são muito vulneráveis à violência sexual.

A primeira Tamar está mencionada no capítulo trinta e oito de Gênesis, logo no início da bíblia. Consta que era uma mulher astuta, e que priorizou dar continuidade na descendência de seu esposo, como era o costume da época. Ela ficou viúva e teve um filho de seu sogro, chamado Judá.

Chamada de amaldiçoada, Tamar será arrastada pelos cabelos por Muriel (Rhaisa Batista) para fora da sua casa. Ela ainda será devolvida para o pai, Shamash (Robson Santos), até que Selá (Guilherme Seta) atinja a idade adulta para se casar e, assim, dar herdeiros aos irmãos.

Existem duas mulheres significativas chamadas “Tamar” na Bíblia. Ambas aparecem no Antigo Testamento. Uma filha do rei Davi, e a outra deu à luz um filho na linha genealógica de Jesus.

Maacah

Na Bíblia Tamar teve dois filhos, eles se chamaram Perez e Zerá. Com os gêmeos, Judá completou sua descendência em cinco filhos, seus três herdeiros mais velhos foram fruto do relacionamento com uma mulher cananeia. O nome desta esposa não é citado, ela é classificada na Bíblia apenas como 'filha de Suá'.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos. Tornar a pessoa oprimida vulnerável emocionalmente é uma das primeiras estratégias do opressor.

Por que Tamar cometeu o ato? Como visto na novela, a personagem vivida por Juliana Xavier foi expulsa da casa de Judá por Muriel (Rhaisa Batista). A mulher fez isso por acreditar que a nora tinha sido a responsável pelas mortes de Er e Onã.

Viúva, Tamar seguir uma tradição da época e acabou se casando com o irmão de Er, Onã (Caio Vegati). Sem sorte, ela enfrenta a viuvez pela segunda vez após o rapaz sofrer um acidente fatal.

A decisão de Tamar de fingir que era uma prostituta para poder engravidar de Judá violava a lei da castidade. Tamar sabia que suas ações poderiam ter graves consequências, como ser sentenciada à morte.

Na novela 'Gênesis', Tamar (Juliana Xavier) ganha ajuda da amiga Quenina em seu plano - Purepeople.

Judá, um dos filhos de Jacó, resolveu morar distante da sua família. Casou-se com uma mulher cananéia e teve filhos. Seu primeiro filho, chamado Er, casou-se com uma jovem de nome Tamar. Mas a Bíblia conta que Er "era perverso perante o Senhor, pelo que o Senhor o fez morrer" (Gênesis 38.7).

A moça arma um plano para seduzir e se deitar com o sogro. Nos próximos capítulos de Gênesis, Tamar (Juliana Xavier) obtém sucesso em sua vingança contra Judá (Thiago Rodrigues). Após ser escorraçada pelo sogro, ela arma um plano e engravida do comerciante.

Qual o significado do nome? O nome é literalmente “palmeira” ou “palma”, um nome para celebrar a natureza e criação do Deus vivo. Uma forma de contemplar a provisão de Deus para facilitar a vida do homem na terra, anunciando o poder do Senhor por tamanha beleza e perfeição divina.

No decorrer dos capítulos, a jovem fica viúva e é obrigada a se casar com o cunhado, Onã (Caio Veagati), pela chamada "Lei do Veriato", por ter perdido o marido antes de conhecer a maternidade. E a tragédia volta a assombrar Tamar e ela novamente conhece a viuvez.

Reconhece este anel de selo, este cordão e este cajado?” Judá ao reconhecer disse: “Ela é mais honesta do que eu!”. Tamar deu à luz dois filhos gêmeos de Judá, entrando na genealogia de Jesus: “Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar!” Mateus 1:3.

'Gênesis' está em sua reta final e Tamar (Juliana Xavier) volta a ficar viúva após a morte de Onã (Caio Veagati), seu segundo marido. O filho de Judá (Thiago Rodrigues) morre de maneira trágica.

CAIU A MÁSCARA
O rapaz também precisará acertar as contas com Deus por não dar um filho a Tamar, que é responsável por dar continuidade à linhagem que permitirá a primeira vinda de Jesus (Dudu Azevedo). Ele tropeçará e cairá de cabeça de uma caixa de ferramentas, sangrando até a morte com um facão na nuca.