Qual é o significado da palavra semítica?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

1. Relativo ou pertencente aos povos semitas. 2. [ Linguística ] Relativo ao grupo de línguas que inclui o aramaico, o amárico, o árabe, o hebraico, o maltês ou o tigrínia, entre outras línguas faladas do Norte de África ao Médio Oriente e Península Arábica.

Na contemporaneidade, os semitas são judeus e árabes.
Na Antiguidade, esses povos eram fenícios, hebreus (judeus), babilônicos, arameus, assírios e outros que, no terceiro milênio antes de Cristo, deslocaram-se da Península Arábica para a Mesopotâmia.

As línguas semíticas são a família mais ao nordeste das línguas afro-asiáticas As línguas semíticas mais comuns faladas hoje são o árabe, o maltês, o hebraico, o amárico, o aramaico e o tigrínia.

Os Semitas tiveram origem no Oriente Médio, onde ocuparam vastas regiões indo do Mar Vermelho até o planalto iraniano. São povos típicos de ambientes com clima seco, o que os caracteriza pelas práticas do pastoreio e do nomadismo.

Acádios, assírios, hebreus e árabes são chamados de povos semitas porque eles utilizam línguas que provêm de uma língua ancestral comum, que tem origem na região da Mesopotâmia.

Abraão (pai de muitos povos, em hebraico) é uma das figuras mais importantes do judaísmo, do cristianismo e do islamismo, religiões monoteístas também conhecidas como abraâmicas. Descende de Noé e de seu filho Sem _daí vem o termo semita, cunhado pelo historiador alemão Schloezer, em 1871.

Eles se chamavam Sem, Cam e o caçula Jafé. Dos três se originou a nova espécie humana. Sem foi pai dum povo conhecido por semita.

Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Javé (Deus) a missão de chefiar os povos semitas (os hebreus, ou israelitas, ou judeus) e migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel.

Os hebreus foram um povo da Antiguidade que se estabeleceu na região de Canaã e disputou com outros povos, como cananeus e filisteus, o domínio daquela terra. Os hebreus são um povo de origem semita que, segundo a narrativa bíblica, estabeleceu-se em Canaã por meio do patriarca Abraão.

A religião do povo hebreu é o Judaismo, que é considerada uma das religiões mais antigas do mundo e também é a base da fé dos judeus. A crença central do Judaismo é que há um único Deus que é criador do universo e que tem um relacionamento pessoal com seu povo, o povo judeu.

O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de "povo escolhido de Deus". A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó, e são definidos hoje enquanto um grupo etno-religioso.

Os amoritas eram um povo semita originário do deserto da Arábia que haviam se estabelecido na cidade da Babilônia. Por volta de 1900 a.C., esse povo constituiu um império na região, conhecido como Primeiro Império Babilônico.

Originalmente, os semitas habitaram regiões áridas ou desérticas, de clima extremamente seco, salvo nos cursos de rios como o Eufrates e o Tigre, no litoral mediterrâneo e nos oásis. Em consequência, predominou entre eles o nomadismo, associado ao pastoreio e à agricultura irrigada e intensiva.

Atualmente os povos chamados de semitas são essencialmente judeus e árabes, mas na antiguidade também havia assírios, babilônios, arameus, cananeus e fenícios.

No final do século XIII, eles são expulsos da Inglaterra e, em fins do século XV, banidos ou convertidos ao Cristianismo na Espanha e Portugal. Contudo, nenhum massacre antissemita se igualou ao Holocausto da Segunda Guerra Mundial, que resultou na morte de milhões de judeus.

As primeiras grandes civilizações conhecidas foram as originárias na Antiguidade Oriental: mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus.

Os judeus, por exemplo, ficam escandalizados com nossa prática de comer carne de porco. Na Índia, a culinária destaca-se pelo uso de grande variedade de temperos aromáticos e condimentos picantes. Dependendo da região do país, o clima é bem frio e os temperos ajudam a reter a temperatura do corpo.

simplesmente pelo hábito de compartilhar! O judeu acredita no compartilhamento, não só dinheiro, mas também conhecimento, informação. Quanto mais você compartilhar o que faz bem… mais daquilo você terá. Isso é pensamento de abundância.