Qual é o significado da palavra razão na filosofia?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

A filosofia vê a razão como a consciência moral que orienta as vontades e oferece finalidades éticas para a ação. Para muitos filósofos, a razão é a capacidade moral e intelectual dos seres humanos e também a propriedade ou qualidade primordial das próprias coisas.

Em outras palavras, a razão objetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento é racional, e a razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento é racional.

A “razão” era assim concebida como a diferença específica do homem em relação aos demais seres vivos — e portanto como uma forma imutável, a-histórica, da humanidade, ela própria forma imutável e ahistórica. Falar do nascimento da razão parece assim uma contradição nos termos, já que a razão é coextensiva à humanidade.

O Racionalismo baseia-se no princípio de que a razão é a principal fonte de conhecimentos e que essa é inata aos humanos.

Santo Agostinho defendeu que a fé e a razão estão em sintonia e se complementam. É preciso ter a fé para se chegar à razão e com a razão, consegue se chegar à fé. Isso mostraria do ponto de vista filosófico, maturidade. Em suma, a fé tem seu ponto de vista, a razão também.

A razão tem por objetivo relacionar dados de certas situações, oferecendo parâmetros de comparação através de números percentuais.

Fé (ou crença) é um componente necessário de conhecimento e razão, uma vez que uma pessoa deve acreditar em algo, a fim de conhecê-lo. No entanto, a razão pode ser adequadamente utilizada para avaliar, confirmar e reforçar a fé. Fé e razão, portanto, funcionam de forma complementar.

Resposta verificada por especialistas
Razão é o resultado (quociente) da divisao entre dois números. Geralmente expressa na forma de fração. Lembrando que o traço de fração representa o traço ou sinal de uma divisão. Lembrando que a forma 12/4 mesmo que não tenhamos dividido já representa uma razão.

Resumidamente, uma razão é uma divisão de valores, uma fração entre duas grandezas matemáticas. O resultado obtido é conhecido como a razão entre elas, como em: a razão entre 6 e 3 é 2, já que 6/3 =2.

René Descartes

São considerados filósofos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz. René Descartes, filósofo e matemático francês, é considerado o primeiro grande racionalista.

Para Platão, a razão é a parte mais nobre e elevada da alma humana, e é através dela que podemos alcançar a sabedoria e a verdade. Ele acreditava que a razão deve controlar nossos impulsos e desejos, para que possamos viver de acordo com a moralidade e alcançar a felicidade.

De um modo geral, a filosofia contemporânea tinha por objetivo produzir uma nova concepção de racionalidade. O pensamento filosófico moderno tinha a razão como uma ferramenta de emancipação intelectual através da reflexão. A racionalidade deveria ser utilizada para que os homens dominassem sua natureza.

Na razão, a e b são denominados de termos, onde "a" é o termo antecedente e "b" o termo consequente. Essa é a mesma estrutura das frações , no qual o numerador denota o termo antecedente e denominador o termo consequente.

2 juízo, discernimento, bom senso, ponderação, critério, sensatez, lucidez, senso, tino, circunspecção, discrição, equilíbrio, prudência, cordura. Causa ou motivo: 3 causa, motivo, origem, fonte, motivação, móvel, móbil.

A característica fundamental da moral aristotélica é, portanto, o racionalismo, visto ser a virtude ação consciente segundo a razão, que exige o conhecimento absoluto, metafísico, da natureza e do universo, natureza segundo a qual e na qual o homem deve operar.

Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Como nos seres humanos utilizamos na pratica a razão ??
A razão nos faz pensar no amanhã, nas consequências, a razão nos coloca um freio. O ser humano, por ser egoísta, muitas vezes escolhe a emoção, ou adia a decisão por medo de sofrer.

A principal razão para conflitos de filosofia de vida são diferenças culturais. Frequentemente esta expressão é usada como sinônimo de estilo de vida.

De acordo com o conceito filosófico Deus é espírito, concreto; e se indagarmos mais de perto o que seria o espírito, então o conceito fundamental de espírito seria aquele desenvolvido em toda a doutrina religiosa.

Para que serve a Filosofia? Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades. A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens.