Qual é o significado da palavra Preula?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 8 votos

Preula é uma expressão popular utilizada para expressar surpresa, uma reação para um acontecimento inesperado. O preula pode ser também comparado a expressão "Vixe Maria", também bastante comum em alguns lugares do país.

Pleura é uma membrana no pulmão e as pessoas do Nordeste falavam “Deu com pleura”, no passado, quando alguém morria de pneumonia.

Responde com um eita curto e seco.

A pleura é, portanto, essencial para a proteção dos pulmões e para garantir a adequada ventilação pulmonar durante a respiração. Assegura que os pulmões estejam abertos às trocas gasosas e possam realizar seus movimentos sem sofrerem lesões decorrentes de atritos com a caixa torácica.

A pleura é uma pequena camada de tecido fino que reveste os pulmões (pleura visceral) e a parede interna do tórax (pleura parietal).

interjeição Expressão que indica admiração, felicidade, espanto, surpresa; eta, nossa: eita, que dia mais lindo! Eita, que ninguém aguenta este senhor! Etimologia (origem da palavra eita).

O que é pleura pulmonar
Essa estrutura é uma parte vital do trato respiratório cujo papel é amortecer os pulmões e reduzir qualquer atrito que possa ocorrer entre os pulmões, a caixa torácica e a cavidade torácica.

Esta consiste em uma fina membrana que reveste o pulmão e é formada por uma camada externa, situada na caixa torácica, e outra interna, recobrindo o órgão. Ademais, entre essas duas camadas está a cavidade pleural, preenchida pelo líquido pleural.

O líquido pleural transudativo é claro e transparente, e isso indica que há um acúmulo de líquido semelhante ao líquido pleural normal. O tipo de derrame pleural é muito importante para a definição da causa.

É uma gíria semelhante a "E aí". Forma de cumprimentar alguém.

"Absolutamente bem".
Esta é uma maneira simples, mas muito eficaz de apimentar uma resposta monótona como "estou bem". Basta injetar alguma energia positiva em sua resposta quando alguém lhe perguntar: "Oi, tudo bem?" Desta forma, você definirá o tom de qualquer conversa que tenha com alguém.

A pleura protege os pulmões e os ajuda a deslizar dentro da caixa torácica à medida que se expandem e contraem durante a respiração.

O pulmão direito é maior e dividido por duas fissuras, formando 3 partes ou lobos: o superior, o médio e o inferior. O esquerdo é menor, pois parte da cavidade torácica é ocupada pelo coração. É dividido por uma fissura, formando dois lobos: o superior e o inferior.

As doenças da pleura são complicações devido inflamações ou reações nestas membranas, que podem ser causadas por infecções virais, bacterianas (pneumonias e tuberculose), fúngicas, doenças reumáticas, uso de alguns remédios, trauma no tórax, doenças renais, cardíacas, câncer, entre outras.

Causas de derrame pleural
Câncer, infecções como pneumonia, pancreatite e tuberculose, artrite reumatoide, sangramentos, lúpus, doenças cardíacas, renais ou hepáticas, como a cirrose. Cóagulos nos vasos do pulmão (embolia pulmonar) são também causas possíveis da enfermidade.

O edema pulmonar é uma situação de emergência, quando há acúmulo de líquido dentro dos pulmões. Essa situação diminui as trocas de gasosas do pulmão, causando dificuldade de respiração e sensação de afogamento. A condição também é chamada de edema agudo do pulmão ou simplesmente “água no pulmão”.

O principal sintoma de pleurite viral é dor torácica. Geralmente, a dor é pior ao respirar ou tossir e geralmente é aguda. A pleurodinia epidêmica também causa febre e espasmos musculares no tórax. Geralmente, é feita uma radiografia torácica.

Caramba é uma expressão usada para indicar surpresa, susto, seja de um modo bom ou ruim. Sendo assim, ele pode representar tanto admiração quanto raiva ou decepção.

Vixe e vige são interjeições usadas popularmente, principalmente na região nordeste. Expressam espanto, admiração, surpresa, susto, ironia, aborrecimento, repulsa, medo,… dependente do contexto em que são usadas.