Qual é o significado da palavra polissêmica?

Perguntado por: razambuja . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A polissemia é o conjunto dos vários sentidos de uma palavra ou locução. É preciso ficar atento às diferenças entre as palavras polissêmicas e palavras homônimas. Você sabe o que é polissemia? Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original.

2 sinônimos de polissêmica para 1 sentido da palavra polissêmica: Que apresenta várias significações: 1 multívoca, plurívoca.

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

A palavrapolissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.

(acho que e esta ) Os conceitos nas Ciências humanas e sociais são polissêmicos visto que seus objetos de análise (fenômenos sociais) não se apresentam da mesma forma que os fenômenos naturais (objetos das ciências naturais/ exatas).

A polissemia constitui uma propriedade básica das unidades léxicas e um elemento estrutural da linguagem. O oposto da polissemia é a monossemia, quando uma palavra assume apenas um significado.

1.2 POLISSEMIA DO DIREITO
Atualmente, a palavra possui uma acepção estrita, para indicar a doutrina que se vai firmando através de uma sucessão convergente e coincidente de decisões judiciais ou de resoluções administrativas (jurisprudências judicial e administrativa).

Agora a importância é que as palavras que têm vários significados é que elas diminuem a quantidade de palavras que existem na língua portuguesa, existem muitas, muitas, muita palavras na língua portuguesa, e ter uma palavra só com o mesmo significado diminui a quantidade de palavras, bem mais prático.

É um meio utilizado por quem escreve, ou por quem fala, para melhorar a expressividade de um texto literário. Quando é empregada em uma frase, faz com que esta se torne mais eloquente para os que a leem ou ouvem.

"Letra" é uma palavra polissêmica. Letra pode significar o elemento básico do alfabeto, o texto de uma canção ou a caligrafia de um determinado indivíduo. Neste caso, os diferentes significados estão interligados porque remetem para o mesmo conceito, o da escrita.

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.

A mesma palavra pode ter vários significados, por isso é polissémica. Desses significados, uns são denotativos, outros, conotativos.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Polissemia ocorre quando uma palavra tem mais que um significado. Exemplos: Manga, dama, banco, vela, entre outras.

Enquanto que a imagem que traz algum tipo de texto ou pelo menos uma palavra, direciona, limita a leitura daquela imagem. Dessa forma, o texto teria um valor repressivo, permitindo um controle sobre a imagem. Se a palavra é polissêmica, ela provoca a imagem.