Qual é o significado da palavra poder na Bíblia?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força. Poder é um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas.

“A palavra de Deus, como se encontra nas escrituras, nas palavras dos profetas vivos e na revelação pessoal, tem poder para fortalecer os santos e armá-los com o Espírito de maneira que possam resistir ao mal, apegar-se firmemente ao que é bom e encontrar alegria nesta vida.”

No grego há quatro palavras sinônimas de poder: Exousia (autoridade delegada), Ischuros (força física), Kratos (domínio) e a palavra Dunamis providenciando um sentido de energia, grande força e grande habilidade, muitas vezes descrito como o poder vindo de um outro mundo em atividade na Terra, conquistando a ...

A palavra poder vem do latim potere, e seu significado remete-nos à posse de capacidade ou faculdade de fazer algo, bem como à posse do mando e da imposição da vontade.

As cinco bases de poder apresentadas são: o poder de recompensa, o poder coercitivo, o poder legítimo, o poder de referência e o poder de especialista.

Assim, quando pensamos na Política de um Estado, em sua estrutura e organização, existem três poderes políticos que norteiam suas ações, são eles: Poder Executivo. Poder Legislativo. Poder Judiciário.

O poder "é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer." A autoridade é "a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer, por causa de sua influência pessoal." Para exercer o poder não é necessário ter ...

11 ser capaz, conseguir, controlar, saber, ter potencial, lograr. Exemplo: Quem me dera poder participar na maratona.

As palavras não saem de nossa boca por vontade própria. Elas partem de um comando que tem início em nosso cérebro. Isso quer dizer que tudo aquilo que proferimos corresponde a um pensamento. Às vezes, ele é tão rápido e emotivo que nos arrependemos quase que instantaneamente daquilo que dissemos.

O poder da palavra vai muito além de quando somos ativos em relação ao que dizer ou não. Por vezes, tudo o que devemos fazer é escutar os outros quando necessário e deixar que falem. Esse tipo de postura é importante para quando quisermos ter um relacionamento duradouro e acrescentar isso à nossa vida.

A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS
As palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação. Elas têm um grande poder, sendo capazes de motivar, levantar, emocionar, aproximar, decepcionar, magoar, afastar e derrubar. Dependendo do que e de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar quem nos ouve.

Dunamis era um poder que se manifestava em dons, milagres, muitas conversões e um crescimento significativo na igreja. Em Atos 4:33 é relatado esta palavra “Com grande poder (dunamis) os apóstolos continuavam a testificar da ressureição do Senhor Jesus e grande favor estava sobre eles”.

Encontramos o vocábulo PODER na Bíblia (Almeida Corrigida e Revisada Fiel). em 234 versículos.

Poder (do latim potere) é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir, mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. Poder tem também uma relação direta com capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer.

Hayward apud PERISSINOTTO (2003, p. 42) entende que toda relação de poder entre indivíduos deve ser entendida como fruto de um processo social no qual ambos estão inseridos. Para ela, o poder não se manifesta somente nas situações de conflito ou de violência, no consenso inclui-se também a ideia de poder.

Sobre os três Poderes, a Constituição Federal do Brasil estabelece o seguinte: Poder: Direito de deliberar e autoridade para agir em nome do povo. No parágrafo único do artigo 1º é dito: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

Sendo assim, a diferença entre poder e liderança é que o poder, da mesma forma que é dado, também pode ser retirado, já a liderança é reflexo de competência, de algo conquistado com idoneidade, admiração e influência.

Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.

Fontes de poder
Existem duas fonte de poder: contextual ou funcional e pessoal. O Poder funcional advém do lugar que a pessoa ocupa na estrutura de uma organização. O executivo possui este poder, pelas atribuições de sua função. O poder pessoal independe dos papéis que o executivo ocupa na organização.

Continue com essa leitura e saiba quais são eles.

  1. Poder Legítimo: Esse é um dos tipos de poder que envolve a questão da hierarquia, pois quanto mais alto a posição de um líder, maior será seu poder. ...
  2. Poder Sobre Recompensas: ...
  3. Poder de Coerção: ...
  4. Poder de Referência. ...
  5. Poder de Competência.