Qual é o significado da palavra pangia?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Pangeia é o nome dado ao supercontinente que compunha a superfície terrestre dos períodos Permiano ao Triássico. Essa massa única era banhada também por um único oceano, chamado de Pantalassa. A separação da Pangeia, que deu origem à configuração dos continentes como hoje conhecemos, teve início há 230 milhões de anos.

A Pangea foi um imenso continente que existiu entre 280 e 180 milhões de anos atrás, numa época em que o mundo era habitado pelos dinossauros.

Há 200 milhões de anos existia um único supercontinente: o Pangeia.

A separação da Pangeia, que deu origem à configuração dos continentes como hoje conhecemos, teve início há 230 milhões de anos. O primeiro a sistematizar a hipótese da existência desse supercontinente foi Alfred Wegener, na teoria da deriva continental, no início do século XX.

RIO - Há cerca de 80 milhões de anos, muito antes do surgimento das primeiras espécies humanas - e até mesmo dos primatas em geral -, as Américas já haviam se desprendido da África e Eurásia no processo de rompimento do supercontinente de Pangeia, iniciado aproximadamente outros 150 milhões de anos antes.

A Pangeia foi um supercontinente que existiu antes da configuração atual do planeta Terra. A separação da Pangeia foi consequência da movimentação das placas tectônicas, que se afastaram umas das outras devido a deriva continental (ideia proposta anteriormente por Wegener).

A origem de Pangeia acontece da junção entre estas porções.
Laurentia, Báltica e Sibéria se juntaram, formando o continente conhecido como Laurásia. Gondwana permaneceu individualizado e depois se chocou com Laurásia. Isso aconteceu no período Carbonífero, por volta de 320 milhões de anos atrás.

A Laurásia surgiu logo após a divisão da Pangeia. Antes disso, todos os continentes que conhecemos hoje se encontravam em um só; após a modificação, foi dividido em dois: Laurásia e Gondwana.

O responsável por isso foi o meteorologista Alfred Lothar Wegener que publicou os argumentos em dois artigos. Ele também deu nome ao grande oceano na época da Pangeia: Pantalassa. Isso tudo aconteceu na Era Paleozoica e foi na Cenozoica que houve o choque entre continente o asiático e a Índia.

O mundo pode ter um novo supercontinente dentro de 200 milhões a 300 milhões de anos, à medida que o Oceano Pacífico encolhe e fecha.

As evidências mais contundentes de que o Homo sapiens surgiu na África são fragmentos de ossos encontrados em Herto e em Omo Kibish, na Etiópia. O primeiro é um crânio com idade estimada em 160 mil anos e o segundo, um crânio de 195 mil anos.

A Ásia é o mais extenso e mais populoso continente do mundo. O menor deles é a Oceania.

O planeta Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores. Como exemplos de placas principais, podemos citar a Placa Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana.

Esse supercontinente existiu antes da atual configuração do nosso planeta. Os continentes se separaram em decorrência da movimentação das placas tectônicas que se afastaram umas das outras devido à deriva continental. Inicialmente, a Pangeia se separou em dois grandes continentes chamados de Gondwana e Norte Laurásia.

Gondwana é um antigo supercontinente extinto que uniu a América do Sul, Antártica, África, Índia, Arábia, Madagascar e Austrália. Gondwana, ao sul de outro supercontinente — a Laurásia —, foi formada pelo desmembramento da Pangeia, um continente antigo que englobava todas as massas de terra não submersas.

As placas tectônicas encontram-se sobre o manto, uma das camadas da Terra compostas por magma. O calor proveniente do interior do planeta provoca a movimentação desse magma por meio das correntes de convecção.

O País está assentado na parte continental da placa sul-americana, que sustenta toda a América do Sul e parte do Oceano Atlântico.