Qual é o significado da palavra lúdica?
1 Relativo a jogos, brinquedos ou divertimentos. 2 Relativo a qualquer atividade que distrai ou diverte. 3 Pedag Relativo a brincadeiras e divertimentos, como instrumento educativo.
Qual o sinônimo da palavra lúdica?
10 sinônimos de lúdico para 1 sentido da palavra lúdico: Relativo a jogo, brinquedo e diversão: 1 divertido, recreativo, alegre, jocoso, entretenido, recreador, brincalhão, brincador, brincante, prazenteiro.
São atividades lúdicas?
Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".
O que é o lúdico na educação?
O lúdico compreende os jogos as brincadeiras e os próprios brinquedos, tanto as brincadeiras de antigamente, bem como as atuais, pois são de cunho educativo e auxiliam na aprendizagem dos alunos, assim como no convívio social. É com a interação que as crianças vão desenvolvendo suas criatividades e liberdades.
O que é brincar de forma lúdica?
278) a atividade lúdica é a ação expressada por meio de brincadeiras e jogos. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo.
O que a aula lúdica promove?
A prática pedagógica através da ludicidade pode proporcionar o desenvolvimento de atividades que estimulem o raciocínio lógico, a criatividade e o crescimento pedagógico de forma mais significativa. De acordo com Gulinelli (2008 p. 9), “a atividade lúdica é um fator muito importante para o desenvolvimento da criança.
Qual é o objetivo da atividade lúdica?
Atividades lúdicas são importantes de forma que, a criança desenvolva também o raciocínio lógico, evoluindo mentalmente, intelectualmente e favorecendo o amadurecimento social. Dessa maneira, estas atividades tem por objetivo aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno, de forma divertida e não tradicional.
O que é um momento lúdico?
Mas afinal de contas, o que é “lúdico” ? O lúdico não se restringe apenas aos jogos e brincadeiras, pois pode ser entendido como qualquer atividade que proporcione momentos de prazer, integração, entre outros.
Qual é a importância do lúdico na Educação Infantil?
Podemos concluir então que o lúdico auxilia tanto na aprendizagem quanto no desenvolvimento pessoal, desenvolve o indivíduo como um todo, dessa forma incluí- lo na educação infantil durante sua prática docente resultará no desenvolvimento integral além de tornar as aulas mais dinâmicas e leves para os alunos.
O que é um material lúdico?
O material didático lúdico contribui para que eles queiram saber mais sobre os assuntos que permeiam a realidade deles, como a descoberta das cores, dos números, das letras e dos animais. Tudo isso pode ser abordado de maneira a instigá-los a encontrar respostas e interagir com o próprio material.
Por que o lúdico é importante?
Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
O que Paulo Freire fala sobre o lúdico?
O lúdico, compreendido como integrante desse meio (realidade), possibilita aos sujeitos criar, modifi- car, reestruturar as brincadeiras, os jogos, as regras de funcionamento. Segundo Freire (2000b, p.
Pode-se dizer que o lúdico faz parte das atividades?
O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana. Caracterizando-se por ser espontâneo funcional e satisfatório. Sendo funcional: ele não deve ser confundido com o mero repetitivo, com a monotonia do comportamento cíclico, aparentemente sem alvo ou objetivo.
Quais são os tipos de jogos lúdicos?
A ludicidade também pode ser trabalhada nos Anos Iniciais do Fundamental. Dama, xadrez, jogo da memória, jogos de trilha, jogos com baralho, dominó e pega varetas são alguns exemplos desse tipo de jogos. No entanto, não basta transformar tudo em jogo e encarar a atividade como dada e encerrada.