Qual é o significado da palavra Lodebar?

Perguntado por: apereira5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Significado de lo-debar: Palavra bíblica de origem hebraica que significa " sem pasto".

E disse Ziba ao rei: Eis que está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 5 Então o rei Davi mandou trazê-lo da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. 6 E indo Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, a Davi, se prostrou com o rosto por terra e se inclinou; e disse Davi: Mefibosete!

2. De acordo com os livros de Samuel, Maquir, filho de Amiel, foi o nome de um descendente do Maquir mencionado acima, e residia em Lo-Debar. O texto afirma que lá ele cuidou de Mefibosete, filho de Jônatas, até que Davi assumiu seus cuidados, e também cuidou de Davi, quando Davi encontrou-se como um fugitivo.

Mefibosete nasceu para ser rei mas as adversidades da vida tiraram esta possibilidade dele. Nós nascemos para viver uma vida com Deus, mas muitas coisas fizeram com que vivêssemos uma vida afastada do Senhor. Mefibosete era aleijado ou manco O pecado nos tornou aleijados espirituais.

Quando Saul morreu, Mefibosete tinha apenas cinco anos. As notícias da morte de Saul, naturalmente, alarmaram toda a família. A cuidadora de Mefibosete se apressou em fugir para o proteger, mas o derrubou no chão, fazendo com que ele se tornasse aleijado de ambos os pés.

Sabe-se que o nome Mefibosete também aparece na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) como Meribe-Baal ou Memfibaal (exceto em 2 Samuel 21:8).

Ele é aleijado dos dois pés. Então o rei Davi mandou buscá-lo. Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi, em sinal de respeito. Davi disse: Mefibosete!

Ziba foi um dos servos do rei Saul. A história de Ziba é conhecida na narrativa bíblica devido a sua conexão com Mefibosete. Quando o rei Davi desejou honrar a memória de seu amigo Jônatas, ele procurou saber se havia algum representante da casa de Saul ainda vivo.

Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.

Ele tinha cinco anos de idade quando isso aconteceu (2 Samuel 4:4). Passado bastante tempo, quando Davi já estava estabelecido como rei de todo Israel, ele se lembrou de Jônatas e quis continuar a honrar sua amizade. Um antigo servo de Saul lhe contou sobre Mefibosete e Davi mandou chamá-lo.

Seu nome deriva do hebraico que significa "vendido". Era de filho de Manasses filho de José e portanto neto de Jacó "Israel".

Mefibosete havia sido levado para Lo-Debar depois de um atentado filisteu, numa batalha no monte Gilboa, onde morreu o rei e seus três filhos, entre eles Jônatas. De acordo com as escrituras Mefibosete ficou manco porque sua babá o pegou e correu a fim de salvá-lo do ataque.

Mefibosete era filho de Jônatas e neto do rei Saul, que foi levado, pela babá, para uma cidade chamada Lo Debar (não memoria), onde havia sequidão e miséria, e cujos habitantes eram todos mendigos ou doentes.

Vemos que Davi amou Mefibosete não porque ele merecesse, mas por causa do amor que Davi tinha por Jónatas e por causa da aliança que fez com ele. O nosso Deus também nos ama, não porque nós mereçamos alguma coisa, mas nos méritos de Jesus, e na aliança de salvação que fez com os seus por meio d'Ele.

As dores físicas e familiares causaram nele uma dor emocional profunda, a ponto dele mesmo olhar para ele como um cão morto. Um dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão ou cabeça de cão. Agora imagine a própria pessoa se autodenominar CÃO MORTO.