Qual é o significado da palavra kiriku?
Qual o significado do nome Kiriku: “PREGADOR”, “PASTOR DE IGREJA”, “CAPITÃO”, “COMANDANTE”.
Qual a moral da história de Kiriku?
Baseado em contos da África Ocidental, o desenho defende a superioridade da inteligência e da força moral e o inconformismo como únicas armas para enfrentar as dificuldades, sem espaço para mistificações.
Qual a lenda do filme Kiriku?
A lenda de Kiriku não tem uma origem definida, mas a história ficou conhecida depois do filme franco-belga Kiriku e a feiticeira, produzido em 1998, pelo diretor Michel Ocelot. Ele morou na Guiné quando criança e achou a história que mostra uma criança superdotada, predestinada a salvar sua aldeia, interessante.
Quem comeu o pai de Kiriku?
A cruel feiticeira Karaba secou a fonte do lugar onde Kiriku mora com amigos e parentes e, possivelmente, comeu o pai e os tios do menino.
Quem era o avô de Kiriku?
O sábio da montanha era avô de Kiriku.
Quais eram os dons especiais de Kiriku?
Kiriku faz parte de uma lenda africana. Ele é uma criança que nasceu com dons especiais, sendo superdotado desde bebê, ele consegue falar, andar e até correr bem rápido desde recém-nascido.
O que acontece no final do filme Kiriku?
No regresso a casa, Kiriku determina-se a arrancar o espinho das costas de Karabá e enfim consegue o feito, libertando-a da maldição e quebrando os feitiços que ela fizera.
Quem são os protagonistas da história Kiriku e a feiticeira?
- Fétiche sur le toît (Moustapha Diop)
- Kirikou (William Nadylam, Sébastien Hébrant, Doudou Gueye Thiaw)
- Kirikou adulte (Rémi Bichet)
- La femme forte (Marie Augustine Diatta)
- Karaba (Awa Sène Sarr, Antoinette Kellerman)
- Kirikou enfant (Theo Sebeko)
Quais são as características de Kiriku?
Kiriku é um bebê recém-nascido, que já fala, corre e tem ideias. Assim que sai da barriga de sua mãe, encontra a realidade de sua aldeia, que sofre pela falta de água e pela submissão à bruxa Karaba, que recolhe todo o ouro das mulheres e leva os homens.
Quem escreveu Kiriku e a feiticeira?
Janete Lins Rodriguez
A lenda Kirikú e a feiticeira, conhecida universalmente, é aqui adaptada pelas autoras Janete Lins Rodriguez, Josilane Maria do Nascimento Aires e Maria Carmelita Lacerda, autoras de livros didáticos, professoras com atuação nos diversos níveis de ensino, educadoras por opção.
Qual objetivo do filme Kiriku e a feiticeira?
Objetivo. Mostrar através do filme KIRIKU E A FEITICEIRA um pouco da história, da cultura africana, passando esse conhecimento de forma clara, objetiva e de fácil linguagem, para que os alunos compreendam fatos comuns da vida africana e relacionem com a nossa própria cultura.
Onde se passa a história Kiriku?
Aqui temos o filme, o qual se passa na África Ocidental, em que nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou ...
O quê Kiriku deseja descobrir sobre a bruxa Karabá?
Kirikou quer descobrir o segredo da bruxa Karaba e saber porque é tão malvada. Tem êxito a fazer reaparecer a fonte que alimenta a aldeia, mas por pouco não morre afogado.
O que quer dizer Karabá?
Significado de Caraba
feminino Espécie de cravo engastado de rubis e pérolas, com que as bailadeiras indianas enfeitam as orelhas. Etimologia (origem da palavra caraba). Conc. karaba.
O que aconteceu na aldeia quando Kiriku nasceu?
Ele então nasce, toma banho e se interessa pela desgraça de sua aldeia: uma feiticeira chamada Karabá teria devorado o seu pai junto com quase todos os outros homens da vila, secado a fonte que abastecia os moradores e ameaçado mulheres e crianças.
O que torna Kiriku um guerreiro o que o diferencia de outros guerreiros explique?
Ele concretiza diversas ações que muitos adultos de sua aldeia não conseguiram: salva as crianças de serem raptadas, soluciona o problema da água com muita inteligência, usa diferentes estratégias, destacando-se um chapéu para se esconder e enganar a feiticeira e a luta com animais.