Qual é o significado da palavra Éfode?

Perguntado por: ecruz9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

Éfode de modo geral, era um manto ou xaile, mas que para o Sumo Sacerdote de Israel era um artigo de vestuário exterior particular, no estilo de uma túnica ou avental.

Éfode era uma vestimenta sagrada usada originalmente pelo sumo sacerdote (Êxodo 28:4), depois pelo sacerdote comum (1Samuel 22:18) e característica de seu ofício (1Samuel 2:18,28; 14:3). Foi usada por Samuel, e também por Davi (2Samuel 6:14).

Urim e Tumim é o nome dado a um processo de adivinhação utilizado pelos antigos israelitas para descobrir a vontade de Deus sobre determinado evento. É uma expressão proveniente do hebraico e significa “luzes” e “perfeições”. Segundo a visão judaica, Urim e Tumim remontam ao Sumo Sacerdote de Israel.

O tom e a mensagem do Salmo 42 sugerem circunstâncias como os apertos que Davi passou quando fugiu de Absalão.

Por que Davi dançava tanto durante a entrada da Arca? Porque ele estava tendo o gozo da alma.

Davi rasga suas vestes em sofrimento às mortes de Saul e Jônatas. Os soldados fazem o mesmo. “E prantearam, e choraram, e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, e pelo povo do Senhor, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada”, reflete a narradora.

Mitra é o juiz das almas, defendendo tenazmente a verdade contra a mentira e a falsidade. É também o Bom Pastor, o Messias Redentor, a Verdade e a Luz. Posteriormente tornou-se o senhor único de um culto solar denominado mitraísmo, religião secreta que surgiu cerca do século VI a. C.

Os terafins na Bíblia eram ídolos familiares que possuíam propósitos religiosos dentro do lar, além de alguma aplicação legal em determinadas culturas. No hebraico, o significado de terafins é desconhecido, pois sua derivação é incerta. A palavra terafins ocorre mais de uma dezena de vezes na Bíblia.

Gideão contribuiu à rebeldia do povo em voltar à idolatria. Ele não aceitou a vontade do povo de exaltá-lo como rei, mas permitiu que os israelitas trouxessem presentes dos espólios da batalha contra os midianitas.

1. Sela grosseira para bestas de carga. 2. [Figurado] Tributo, opressão.

É a palavra que vem em Êx 28.4,37,39 – 29.6 – 39.28,31 – Lv 8.9 – 16.4, para significar aquela espécie de barrete que o sumo sacerdote usava. Era de linho, estando uma chapa de ouro ligada à testa por um laço de fita azul, com esta inscrição: 'Santidade ao Senhor'.

As palavras “carmesim” e “escarlate” são também aplicadas na Bíblia para falar figuradamente do pecado. O carmesim ou escarlate era um corante muito difícil de ser lavado e que lembrava o sangue, e provavelmente tendo isso em mente os autores bíblicos usaram essa cor para se referir a impregnação do pecado.

E de acordo com os registros históricos Urim e Tumim eram descritas como sendo duas pedras, uma de cor branca e a outra de cor preta, e que eram colocadas juntas a outras dez pedras, e transportadas na veste peitoral chamada de Hosher, do Sumo Sacerdote de Israel. E essas 12 pedras representam as doze tribos de Israel.

A túnica tinha uma grande representatividade, ou seja, não era apenas um presente. Ela significava o destaque e o valor do primogênito. Não se fazia, naquele tempo, uma roupa tão elaborada e tão colorida. Uma túnica de várias cores demorava muito tempo para ser produzida e custava muito caro.

A passagem bíblica mais descritiva sobre o Urim e Tumim diz apenas o seguinte: “Ponha também o Urim e o Tumim no peitoral do juízo, para que estejam sobre o coração de Arão sempre que ele entrar na presença do Senhor.

O Salmo 42 não é somente o lamento de uma pessoa depressiva. É, também, o canto daquele que busca o auxílio do Senhor. É a expectativa de alguém que tem fé em Deus. O sofredor perdeu a alegria, mas não perdeu a esperança.

Salmo 42:1 – O anseio pelo Senhor
O Livro de Êxodo [do Pentateuco] começa com pessoas que estavam oprimidas e que desejavam a libertação; do mesmo modo, este Salmo começa com Davi oprimido e desejo da libertação. Esta é a primeira parte de dez Salmos escritos para os filhos de Corá.

Ele estava agora no exílio:seu coração estava dominado pela tristeza; ele estava longe do local de adoração – a casa de Deus; ele não ia mais com outros com passos solenes até o santuário, mas esperava e esperava ter novamente permissão para fazê-lo; e, em vista disso, ele clama a sua alma, Salmos 42:5, para não ser ...