Qual é o significado da palavra Eclesiastes?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

O nome Eclesiastes é uma tradução da palavra hebraica koheleth, que significa “aquele que convoca uma assembleia” ou simplesmente um pregador (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Ecclesiastes”). Ao longo desse livro, o autor apresenta uma série de perguntas em busca do propósito da vida.

O significado de “Eclesiastes
Antes de falarmos sobre o autor do livro de Eclesiastes, é interessante saber que a palavra “Eclesiastes” significa “aquele que reúne a comunidade da Aliança”, do original hebraico qoheleth. Por isso o título do livro também pode ser traduzido como “Pregador”.

O livro de Eclesiastes foi escrito por alguém que chamava a si mesmo de “pregador” (Eclesiastes 1:1). O pregador ensinou que as condições de nossa vida mortal são temporárias e indica que Deus levará todas as obras a julgamento. O livro Cantares de Salomão é poético e celebra o amor entre um homem e uma mulher.

O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.” (Eclesiastes 1:3-5). Ou seja, só aproveitamos na vida aquilo que vivemos de forma plena aquilo que não deixamos o tempo levar.

Significado de Eclesiástico
substantivo masculino Indivíduo que pertence ao clero ou que faz parte dos serviços sacerdotais; sacerdote, padre, clérigo. Texto do Antigo Testamento da Bíblia; Eclesiastes.

Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder. Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus.

Alguns estudiosos acreditam que Eclesiastes foi escrito por um israelita depois do exílio na Babilônia, centenas de anos depois. Segundo essa teoria, o autor de Eclesiastes se identificou com Salomão somente para dar credibilidade a sua narrativa.

Esta palavra na Bíblia nunca tem a significação de desvanecimento e orgulho, mas quase sempre a de vacuidade. A conhecida expressão 'vaidade de vaidades' literalmente quer dizer 'sopro de sopros', ou 'vapor de vapores' (Ec 1.2).

Nada mais de aguardar que as circunstâncias estejam todas favoráveis para agir; chega de deixar aquilo que fará grande diferença em sua vida sempre para o dia seguinte, chega de perder as oportunidades por achar que ainda não é a hora.

Numero de Vezes que aparece a palavra “Vaidade” (Hebel em hebraico) n Bíblia Hebraica. No livro do Eclesiastes: 38 vezes.

Eclesiastes 3 explica que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso... As coisas mudam, passam, transformam-se. Nenhuma situação dura para sempre. Na vida, tudo é passageiro.

Eclesiastes 11–12 O pregador conclui que, ao contrário da maioria das coisas na vida, a obediência aos mandamentos de Deus é de importância duradoura, pois um dia todos morreremos, nosso espírito voltará a Deus e Ele nos julgará segundo a maneira como vivemos durante nossa vida mortal.

O bom siso te guardará e a inteligência te conservará. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Quem recusar ouvir o grito do pobre também gritará e não será ouvido. Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeito com a sua própria ignorância.

Eclesiastes foi escrito quando Salomão estava nos últimos anos de seu reinado. Não é o livro de um homem pessimista, existencialista ou que perdeu a razão de viver, mas são palavras de alguém que não se lembrou de temer o seu Criador durante uma fase de sua vida.

Eclesiastes 3.1. Pessoas sábias compreendem que a vida é composta por períodos, ocasiões, e, além disso, elas sabem que e necessário se respeitar tais intervalos de forma saudável e produtiva de acordo com que estes momentos se apresentam a nós.