Qual é o significado da palavra Darwin?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Darwin é um sobrenome de origem inglesa. Surge do inglês antigo Deorwine, que significa “caro amigo”, “estimado amigo”, “querido amigo”. O seu significado resulta da junção dos elementos (do inglês antigo) deor, dear, que significa “querido”, e wine, que significa “amigo”.

Charles Robert Darwin

Vida de Charles Darwin
Charles Robert Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsbury, na Inglaterra.

O darwinismo social tem origem na teoria da seleção natural de Charles Darwin, que explica a diversidade de espécies de seres vivos através do processo evolução.

Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.

Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês, autor do livro “A Origem das Espécies”. Formulou a teoria da evolução das espécies, anteviu os mecanismos genéticos e fundou a biologia moderna. É considerado o pai da “Teoria da Evolução das Espécies”.

O grande problema do darwinismo é sua pretensão de explicar a existência de todas as formas de vida através de um mecanismo cego como a seleção natural e sua conseqüente negação de toda teleologia rumo um transcendente.

“Sem dúvida, a explicação da evolução por meio da seleção natural é a grande contribuição do Darwin. Ele não apenas escreveu essa teoria, como também chamou grandes especialistas de cada área da Biologia para buscar formas de demonstrar que a evolução ocorria por seleção natural.

O principal ponto positivo do darwinismo consiste na explicação da evolução através da seleção natural. Charles Darwin (1809-1882) foi um naturista inglês que desenvolveu a teoria evolutiva da seleção natural. Onde se afirma que a sobrevivência das espécies se relaciona com a seleção natural.

Erroneamente, no Brasil, acostumamos a pronunciar o nome do naturalista britânico como /dárvin/, quando o original em inglês é /dáuin/ ou /dár-uin/ (sem som de /v/). Logo, darwinismo, darwiniano e darwinista devem ser pronunciados, de modo correto, como /daruinismo, daruiniano, daruinista/.

Charles Darwin (1809-1882) o pai da teoria da evolução das espécies.

Dárvin não revela influência da língua francesa, pois é apenas o aportuguesamento da palavra “Darwin” por influência gráfica.

O darwinismo provavelmente deu seu estímulo à Biologia, todavia, o mundo só teria ganhado sem ele. Sem o darwinismo certamente não haveria a eugenia de Galton, Spencer, Huxley, Darwin, Paul Broca, Lombroso, entre tantos outros destacados evolucionistas, que influenciaram as sociedades com suas idéias.

Darwin propôs os conceitos de ancestralidade comum e de seleção natural. Em sua teoria, Darwin não foi capaz de explicar alguns pontos importantes, por exemplo, como a variabilidade surge nos organismos.

Darwin, no entanto, não conseguiu explicar como as características são transmitidas entre as gerações e como a variabilidade surge entre os indivíduos.

Quando Darwin propôs sua teoria, o conhecimento em Genética era precário, o que deixou várias lacunas em seu trabalho. Após alguns anos com conhecimentos mais avançados nessa área da Biologia, complementou-se a teoria de Darwin com os conhecimentos adquiridos em Genética, sendo possível explicar os fatores evolutivos.

O principal cientista ligado ao evolucionismo foi o inglês Charles Robert Darwin (1809-1882), que publicou, em 1859, a obra Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida, ou como é mais comumente conhecida, A Origem das Espécies.

Em sua principal obra, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele.

Darwin estava num dilema: atrasar ainda mais a publicação seria condenar seu maior trabalho ao esquecimento, a tese que ele construíra com provas de sua viagem no Beagle, suas aventuras nos Andes, os fósseis estranhos da Patagônia, os tentilhões e tartarugas gigantes de …

A evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente.