Qual é o significado da palavra cooperação?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O que é cooperação? Segundo o Dicionário Caudas Aulete, cooperação significa “ação ou resultado de cooperar, de prestar ajuda”. Ainda, o dicionário apresenta sinônimos para saber melhor o conceito de cooperação. Desse modo, colaboração e contribuição possuem significados iguais à mesma ideia.

Pode-se dizer, assim, que cooperação é uma ação, uma atitude, normalmente voluntária, mas que também pode ser motivada, como trabalho em grupo na escola. Essa ação é realizada pelo indivíduo em conjunto com outros indivíduos, com intenção de prestarem-se auxílio mútuo para alcançarem juntos determinado fim.

De acordo com o dicionário, o termo cooperação significa “ação de cooperar, de auxiliar e colaborar, prestando ajuda ou auxílio”. Essa habilidade socioemocional é essencial para o convívio saudável nos meios sociais e profissionais, onde precisamos ajudar e sermos ajudados.

Tipos de Cooperação Internacional

  • Cooperação Humanitária.
  • Cooperação Militar.
  • Cooperação Científica.
  • Cooperação Tecnológica.
  • Cooperação Técnica.
  • Demais tipos de cooperação.

Quer dizer, consumir de forma mais consciente engloba uma série de atitudes cooperativas, por exemplo, considerar a compra de usados ou os empréstimos, assim como emprestar, doar e revender o que você não usa mais (ou não usa tanto).

A cooperação é o processo pelo qual as pessoas de uma equipe se unem e compartilham os seus conhecimentos, habilidades e competências. A ideia é que essa troca fortaleça o time como um todo, mantendo os seus membros unidos rumo ao alcance de um objetivo comum.

A etimologia da palavra cooperação envolve o sufixo “co” com significado de “ação conjunta” e o prefixo “operar”, derivado do verbo latino “operare”, com o significado de operar, executar, ajudar mutuamente para chegar a um fim.

Arrumar a cama, guardar a louça, não deixar roupa jogada pelo quarto, colocar a toalha no sol, levar o cachorrinho para passear juntamente com um adulto são alguns exemplos de solicitações que podem ser feitas aos pequenos, que assim aprenderão desde cedo que todos devem fazer o seu papel.

Na educação pode-se identificar práticas cooperativas e na cooperação pode-se identificar práticas educativas. Entrelaçam-se e potencializam-se como processos sociais. A organização da cooperação exige de seus atores uma comunicação de interesses, de objetivos, a respeito do qual precisam falar, argumentar e decidir.

Cooperar é a forma mais eficaz de se empreender. Historicamente, as pessoas cooperam porque percebem que os resultados obtidos coletivamente são melhores do que os que conseguiriam individualmente. Cada vez mais, torna-se necessário cooperar para competir em mercados acirrados, dominados pelas grandes empresas.

O conceito de cooperação é essencial para a sociologia, na medida em que a cooperação é uma forma de interação social, na qual os indivíduos se empenham na obtenção de um fim coletivo e comum, sendo assim imprescindível na constituição da maioria dos grupos sociais.

Na sua literalidade, o princípio da cooperação estabelece que “todos os sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva”.

Princípios do Cooperativismo

  • ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE. ...
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA PELOS ASSOCIADOS. ...
  • PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS ASSOCIADOS. ...
  • AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA. ...
  • EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO. ...
  • INTERCOOPERAÇÃO. ...
  • COMPROMISSO COM A COMUNIDADE.

Para existir cooperação deve haver objetivos comuns, atividades e ações conjuntas e organizadas proporcionando vantagens para todos, reconhecendo assim que o ser humano depende (de certa forma) dos outros para competir (RELIU, 1997).

A cooperação é um conceito essencial quando tratamos de relações humanas mais empáticas e justas. Ela nos impulsiona a pensar de forma mais sistêmica, entendendo o impacto social de nossas atitudes pessoais. A cooperação nos instiga a agir para que os interesses coletivos estejam em equilíbrio com os individuais.

Ser cooperativo é estar atento ao que é preciso para ter sucesso, oferecendo seus conhecimentos e colocando seus talentos à serviço. É saber suprir necessidades na hora e local certos e depois de tudo feito, bater em retirada. Cooperar significa saber como contribuir para alcançar um objetivo comum.

Quem é solidário coopera com o outro para consolidar algo maior do qual se sente parte. Trabalhar junto é cooperar. Cooperar para consolidar algo maior (uma meta, uma parceria, uma cultura...) é solidariedade.

Qual a importância da colaboração no trabalho? O trabalho em equipe traz inúmeras vantagens estímulo à inovação, melhora a capacidade de resolver problemas complexos, facilita a tomada de decisões, aumenta a capacidade criativa para gerar alternativas e reduz o tempo para a execução de tarefas.

O movimento cooperativo pode ser entendido, historicamente, como um lugar de comunicação a respeito de práticas de produção e distribuição de bens, como um lugar a partir do qual se podem construir novos caminhos na economia, novos laços sociais, nova cultura política, uma economia mais humana.

A aprendizagem cooperativa
Suas principais vantagens são, dentre outras: ganhos acadêmicos (especialmente para os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem), melhoria nas relações sociais, desenvolvimento social e afetivo entre os alunos.

Quais os 9 valores do cooperativismo?

  • Ajuda mútua e responsabilidade. A ajuda mútua e responsabilidade para com o próximo é um valor básico de qualquer prática cooperativista. ...
  • Democracia. ...
  • Igualdade. ...
  • Equidade. ...
  • Solidariedade. ...
  • Honestidade. ...
  • Transparência. ...
  • Responsabilidade Social.