Qual é o significado da palavra benzedeira?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

substantivo feminino Mulher que pretende curar doenças com benzeduras. Bruxa, feiticeira. Etimologia (origem da palavra benzedeira). Benzer + deira.

Benzedor – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Benzer é o ato de abençoar alguém ou algo, com o objetivo de afastar o mal de todas as origens. A palavra vem de "tornar bento", e isso vale para quem aplica a benzedura e para quem recebe.

O benzedor ou a benzedeira é portador(a) de um poder especial, que pode controlar as forças desencadeadoras de desequilíbrios. Por meio de benzimentos – atos mágico-religiosos -, garante o funcionamento da normalidade desejada, rompendo-se com o desequilíbrio ameaçador da existência.

Pode-se observar o apelo ao sobrenatural pelas benzedeiras, na Umbanda o benzimento também tem essas características, de invocar o poder dos orixás para proteção e libertação da pessoa a ser benzida.

Benzer é abençoar, solidarizando-se, ao mesmo tempo, com os deuses e com os sujeitos socializados. É suplicar aos santos para que eles produzam benefícios concretos aos homens. Pode ser também um cumprimento; às vezes uma despedida; em outras, pode haver um desejo implicitamente contido neste ato.

Benzedeiras ajudam a cuidar do corpo e da alma em unidades de saúde. Espinhela caída, quebranto, mau olhado. Quem é do interior, provavelmente, já ouviu essas expressões e, na sequência, um conselho: é melhor se benzer. O costume, porém, também tem seu espaço na cidade grande.

No caso da benzedeira, esta aprende o ofício e acredita nos benzimentos como meio de cura (ASSUNÇÃO: 2006). Seus cuidados transmitidos em palavras envolvem e requerem atenção e toque, além de remédios e banhos à base de plantas. O enfermo que a procura acredita que ela tem o “dom” de curar, pois o recebeu de Deus.

Rezadeiras e benzedeiras são denominações distintas para designar quase o mesmo ofício. Porém, segundo o livro Rezas, benzeduras e simpatias, a diferença é que benzedeiras são em geral mulheres, sendo mais solicitadas para prestação de serviços e muitas vezes são as únicas parteiras do lugar.

A existência das rezadeiras ou benzedeiras é muito antiga no Brasil e se origina da cultura indígena e principalmente, da cultura africana, desde o período da colonização, pois esses conheciam as ervas e suas funções.

Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo (benzer)
(nome da pessoa) tu tens quebranto, dois te puseram, três hão de tirar. De onde este mal veio para lá torne a voltar. Em nome das três pessoas da Santíssima Trindade (benzer) que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ámen.

As benzedeiras e os benzedeiros são cuidadores dos males físicos e espirituais dos moradores das comunidades quilombolas e, diariamente, são convocados para resolver de briga de casais às bênçãos aos animais, além de cuidarem de doenças que, no geral, se encontram fora do escopo de tratamento pela medicina dogmatizada.

À hora do dia também interfere, pois segundo eles, devem benzer “enquanto os raios do sol estão de fora. De noite não pode benzer”.

Borrife todos os dias a água benta nos ambientes, começando pelo fundo do imóvel. Passe borrifando os cantos, paredes e portas, e termine na porta de entrada. Borrife também a porta de entrada pelo lado de fora. Se possível, borrife também o hall externo ou garagem.

O benzedor, sempre benzendo em cruz, reza: “Cristo nasceu, Cristo ressuscitou/ emendai esta carne, este nervo,/ esse osso que aqui quebrou”. Há vários outros males no mundo mágico das benzeções.

Entre os benefícios, o benzimento promete ser capaz de curar doenças, limpar cargas densas e negativas e, mais que tudo, oferecer acolhimento para tristezas e mágoas.

Em sua casa ou apartamento, desenhe um círculo com o auxílio de um giz e no centro coloque três pétalas de girassol, três de rosa cor-de-rosa, uma folha de comigo-ninguém-pode e três pedras de sal grosso, enquanto repete: "Inveja, saia do meu caminho e da vida do meu amado".

O benzimento é feito de acordo com o mal atribuído, como por exemplo, se o mal for olhado, a pessoa se senta diante da benzedeira e ela realiza as orações, fazendo o sinal da cruz com o ramo de ervas sobre a cabeça do doente.