Qual é o significado da palavra Belém?

Perguntado por: dgaspar5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Bayt Lahm em árabe ou Beit Lehem em hebraico são uma e a mesma coisa: a Casa do Pão. É o nome da cidade onde nasceu Jesus, como acreditam os cristãos, a Belém de David, nascido pastor e coroado rei e a terra da Palestina que hoje vive estrangulada por um muro de segurança imposto por Israel.

Belém está localizada a cerca de 8 km ao sul de Jerusalém. No período do Velho Testamento, começou a se desenvolver como um assentamento modesto, ao longo de uma cordilheira em forma de meia-lua, na fronteira da região montanhosa da Judeia, a oeste, e do deserto da Judeia, a leste.

Tem a sua origem na cidade de Nazaré, na Galileia, atual Israel, onde a Virgem Maria recebeu a Anunciação do Arcanjo Gabriel e onde viveu Jesus Cristo. Muito habitual na sua versão Maria da Nazaré, numa homenagem à Virgem da Nazaré.

Desde então, Belém ficou conhecida como a “metrópole da Amazônia”. Hoje a cidade é a segunda maior da região norte, servindo como referência econômica e cultural e contando com inúmeras atrações turísticas.

Como José era descendente de Davi, ele e Maria foram de Nazaré até Belém, para fazer o recenseamento. Maria e José atravessaram praticamente toda a Palestina. Foi uma viagem de mais ou menos 120 km.

Segundo o Evangelho de Mateus, o primeiro do Novo Testamento, Maria e José estavam em Belém quando Jesus nasceu.

Cidade santa para três religiões monoteístas
Os muçulmanos têm direito a rezar na ala sul da basílica. Belém, que ocupa um lugar importante na Bíblia, fez uma primeira aparição em Gênesis sob o nome de Efrata, onde morre Raquel, esposa do patriarca Jacó, neto de Abraão.

Cafarnaum, localizada na margem norte do Mar da Galileia, foi o centro do ministério de Jesus na Galileia (Mt. 9:1–2; Mc. 2:1–5). Foi um importante e próspero centro de pesca e comércio, onde moravam tanto gentios quanto judeus.

A palavra “galileia” vem do hebraico galil, empregada desde o Antigo Testamento, que significa círculo ou distrito. Atualmente, é uma região que pertence ao Estado de Israel e integra a maior parte do Distrito Administrativo do Norte do país.

Iniquidade na bíblia
Nas religiões cristãs, a iniquidade é o desrespeito e negação das leis e mandamentos sagrados de Deus, sendo mencionada diversas vezes no Velho e Novo Testamento da Bíblia Sagrada. A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante.

Nas duas versões esta palavra é tradução da palavra hebraica "'avon", cujo radical é "'avah", um verbo que significa dobrar, torcer, distorcer, perverter, este verbo ocorre apenas duas vezes no antigo testamento: Lamentações 3.9 e Ezequiel 21.27, nesse ultimo é traduzido por ruína.

A impureza é maldade, ela nos torna maus. Olhamos as coisas pela ótica da impureza e do mal e, a partir disso, as nossas palavras se tornam maldosas e maliciosas; aquilo que nós fazemos para os outros se torna mal.

Josafá é repreendido por ajudar o iníquo Acabe — Ele ajuda o povo a voltar para o Senhor, estabelece juízes e administra justiça.

Ele disse: "Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: 'Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. Amanhã, desçam contra eles.

Em 12 de janeiro de 1616, a cidade de Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco. Lançou os alicerces da cidade no lugar hoje chamado de Forte do Castelo. Ali edificou um forte de paliçada, em quadrilátero feito de taipa de pilão e guarnecido de cestões.

O povoado que se formou ao redor do forte, conhecido por todos nós hoje como Forte do Castelo, chamou-se, inicialmente, Feliz Lusitânia. Com o tempo foi recebendo outros nomes como Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará e finalmente Belém do Pará, a primeira capital da Amazônia.

A música e a dança como o carimbó e o lundu expressam as tradições e o cotidiano do povo marajoara. No polo Amazônia Atlântica estão as cidades mais antigas do Pará e com elas um enorme patrimônio histórico e arquitetônico. Várias manifestações populares religiosas e profanas, herdadas dos índios, negros e portuguêses.

Acredita-se que o nome de Belém tenha sido dado pelo capitão porque a expedição saiu de São Luís na época do natal. Após navegar por cerca de 20 dias, o grupo encontrou um lugar onde poderia ser construído um forte para proteger a região de possíveis invasores.

A distância aproximada é de 450 km.

210km

De Nazaré até Belém são cerca de 210km.

É essa a diferença entre o pão material, a fome de pão, e o pão espiritual, a fome de Deus. Aquele pode saciar-se comendo; porém este quanto mais se come, mais fome se tem, mais desejo de Deus e de suas coisas, de sua justiça e de seu amor, de seu Espírito e de sua vida.