Qual é o significado da palavra atípica?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

adjetivo Que não se adequa ao que é típico, nem característico e próprio; irregular, anômalo: o órgão apresentava um comportamento atípico.

O atípico, em suma, é o que escapa do comum. Vamos supor que um homem, ao deixar seu local de trabalho, tem por hábito ir diretamente para sua casa, chegando geralmente entre as 18 e as 19 horas. Se um dia às 21:00 ainda não tiver voltado para casa, será uma situação atípica.

Que se afasta do normal, do típico. O ano de 2020 está sendo um ano atípico.

Um aluno atípico é alguém que tem necessidades diferentes das outras crianças em sala de aula. Essas diferenças podem ser em áreas como o aprendizado, o comportamento, a comunicação ou a interação social.

A nossa filha mais velha foi diagnosticada com uma doença genética rara e por isso a nossa parentalidade é chamada de atípica. Parentalidade atípica diz respeito aos pais cujos filhos têm um desenvolvimento que que foge do esperado, do típico, do padrão considerado normal.

Como a sociedade vai aceitar, se a sociedade vai rir, vai achar estranho, vai excluir.” Assim a fotógrafa Savana Diegues define a rotina da maternidade atípica, nome dado às mães que possuem filhos com alguma deficiência ou síndrome rara.

Entre os sintomas atípicos estão: cansaço, falta de ar (mesmo durante atividades leves ou mesmo em repouso), palpitação no peito, suor frio excessivo na parte superior do corpo, dor no estômago (às vezes com sensação de que ela se espalha pelo pescoço ou mandíbula), palidez, ânsia de vômito e azia.

Autismo Atípico (F84.
O autismo atípico ocorre habitualmente em crianças que apresentam um retardo mental profundo ou um transtorno específico grave do desenvolvimento de linguagem do tipo receptivo.

O que é desenvolvimento típico e atípico? Típicos e atípicos são termos usados para definir o desenvolvimento de uma criança ou adolescente. Por exemplo: um aluno com deficiência intelectual ou física pode ter um desenvolvimento atípico do esperado para determinada idade.

Significado de Anômalo
adjetivo Característica de algo irregular ou fora do comum. Qualidade daquilo que se opõe à ordem natural das coisas. Etimologia (origem da palavra anômalo). Do grego anomalos.

Significado de Atípico
[Medicina] Cujos sintomas voltam a aparecer em intervalos irregulares: doenças atípicas. expressão Pessoa atípica ou neurodivergente. Pessoa cujo desenvolvimento neurológico ou intelectual são atípicos, porque se diferem do que é considerado padrão.

uma coisa NÃO TEM NADA A VER COM A OUTRA, embora as formas ATÍPICAS de autismo sejam, geralmente, mais "graves" que as forma TÍPICAS. Quando falamos em classificar a GRAVIDADE, atualmente usamos o seguinte critério: quanto mais DEPENDENTE de auxílio externo a criança é, maior a "gravidade".

Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.

Diferença entre fato típico e fato atípico
O fato típico, como vimos, é uma conduta que a lei define como crime. Já o fato atípico é o oposto: não é um crime, pois não é definido pela lei.

Na forma “pessoa autista”, ou simplesmente “autista”, a ênfase é dada à identidade (de autista) das pessoas. Esta é a forma usualmente preferida pelos próprios autistas. Já na forma “pessoa com autismo”, a ênfase é dada à pessoa, ao indivíduo, e sua condição de autista vem como um apêndice.

A mãe típica é aquela que se enquadra no senso comum de normalidade. Assim, se tiver filho típico, exercerá a maternidade típica. Mas se o filho for atípico, fora do senso comum da normalidade? Então, a mãe típica exercerá uma maternidade atípica.

Mães, quando se dizem atípicas, estão se referindo à condição dos filhos (as). Pais, quando são atípicos, referem-se ao fato de que o típico é ir embora e deixar tudo para as mães cuidarem.

Quando falamos sobre mãe de autista, sabemos que existem muitos sentimentos, medos, preocupações e desafios envolvidos nesse dia a dia. Muitas vezes a sobrecarga, o fato de estar sozinha, as dificuldades de uma sociedade não inclusiva e até mesmo o medo do futuro, fazem com que exista uma angústia.

Ser compreensivo e compassivo: as mães atípicas podem se sentir julgadas ou incompreendidas pelos outros. Tente ser compreensivo com as dificuldades que ela enfrenta e ofereça sua ajuda sem julgamentos.

A genética (ter um membro da família com transtornos do humor, incluindo transtorno bipolar e distimia [depressão a longo prazo] também pode contribuir para o desenvolvimento de depressão atípica; Trauma; Estresse.

Continuar lendo O que é face atípica?