Qual é o significado da palavra água potável?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Água potável é a água tratada adequada para o consumo humano e animal, livre de qualquer tipo de micro-organismos, sólidos em suspensão e substâncias tóxicas que causam contaminação e doenças. É a água boa para o consumo, que não causa nenhum risco à saúde e é agradável aos sentidos.

·Água potável
Ou seja, é uma água boa para o consumo. Existem algumas concepções aceitas para se caracterizar uma água como potável, sendo eles: a água não pode ter gosto, devendo ser insípida; a água não pode ter cheiro, devendo ser inodora; a água não pode ter cor, devendo ser incolor.

No Brasil, a água potável é obtida a partir do tratamento da água retirada de mananciais e segue as especificações determinadas pela Portaria 2914 do Ministério da Saúde que detalha os requisitos de potabilidade da água para consumo humano.

Em resumo, para ser considerada potável a água deve estar livre de impurezas e patógenos, além de ser incolor (sem cor), inodora (sem cheiro) e insípida (sem sabor).

bebível

1 sinônimo da palavra potável: Principais sinônimos de potável: 1 bebível.

Além das águas minerais, a água de coco e a água aromatizada também são boas opções para ajudar na hidratação do corpo e diversificar a ingestão da bebida. A água de coco possui pouquíssimas calorias em sua composição, além de conter um baixo teor de sódio.

Água potável é aquela que não oferece risco à saúde humana e está, portanto, própria para o consumo.

Água potável é aquela que pode ser consumida pelos humanos e animais por não causar nenhum risco à saúde. Basicamente ela não possui cor (incolor), sabor (insípida), nem cheiro (inodora), além de ser livre de qualquer tipo de poluente ou contaminação.

A água é considerada potável quando pode ser consumida pelo ser humano. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Água tratada é aquela da qual foram eliminados os agentes de contaminação que possam causar algum dano à saúde, tornando-a potável.

Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:

  1. Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. ...
  2. Decantação. ...
  3. Filtração. ...
  4. Desinfecção. ...
  5. Fluoretação.

incolor

A água filtrada é aquela considerada potável, ou seja, própria para o consumo humano. E embora seja considerada incolor, sua cor aparente pode variar. Se a água filtrada estiver num copo, ela será translúcida e parecerá incolor.

Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes – como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. A água potável é aquela própria para consumo, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto ou cheiro.

Para os seres humanos, a ingestão de água potável é capaz de prevenir doenças, além de trazer diversos benefícios como regular a temperatura corporal, facilitar a digestão de refeições, auxiliar na absorção de nutrientes presentes nos alimentos e na eliminação de substâncias tóxicas do corpo, principalmente através da ...

Podemos definir a água como um recurso natural abundante, caracterizado por ser líquido, incolor e insípido. Além do estado líquido, esse recurso pode ser encontrado também no estado sólido, constituindo as geleiras e neves, e também no estado de vapor, encontrado no ar e constituindo as nuvens e a neblina.

Brasil, Colômbia e Peru lideram lista de países com mais água no mundo.

É a água encontrada em rios, lagos e ribeiras. Para ser consumida, em geral, precisa passar por um processo de tratamento. Esse é o tipo de água apropriado para o consumo humano, a agricultura, a pecuária, a indústria. Só cerca de 2% da água encontrada em nosso planeta é doce.