Qual é o significado da palavra água na Bíblia?

Perguntado por: rnunes7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).

Na Bíblia, a água nos fala das bênçãos de Deus, físicas e espirituais: ao derramar “água sobre a terra sedenta”, assim como ao derramar “o Espírito” sobre os descendentes de Jacó (Isaías 44, 3).

Deus supre aos sedentos com águas e mananciais (Isaías 41:17-18) - bondade infinita de Deus. Águas amargas: morte, destruição (Apocalipse 8:11) Jesus fonte de água viva (João 4:13-14) Águas vivas - vida plena (João 7:38)

A água é a origem da vida e o elemento de regeneração corporal e espiritual, o símbolo da fertilidade, da pureza, da sabedoria e da virtude.

Na verdade, o sentido da água no rito batismal não está tanto ligado em primeiro plano a uma ideia de purificação, mas de passagem, que expressa a salvação. O catecúmeno que vai se batizar “passa” pela água e isto simboliza sua passagem da vida em pecado para uma vida nova, a vida da graça.

Dizemos que a fórmula da água é H2O.

No espiritismo, também fala-se em nascer de novo, e é utilizado as mesmas passagens da Bíblia, pois eles acreditam que quando Jesus falou em “nascer de novo” é um sinal de que acreditava em ressurreição, ou seja, depois que a pessoa morre, ela pode nascer de novo e voltar para a Terra.

A Terra surgiu da água (Gênesis 1.9-10), o que indica a importância desta substância na criação estabelecida pelo Deus Todo-Poderoso.

Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele'.

Por “rios de água viva”, Jesus se referia ao Espírito que os crentes receberiam mais adiante. Quando o Espírito de Deus vem, nós recebemos nova vida. Sem o Espírito de Deus, somos obrigados a lutar com nossas próprias forças, que são minadas pela fraqueza moral e tendências pecaminosas.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".

Colocar água sobre a terra significa não só fecundá-la, mas também restituir-lhe seu sangue branco com o qual ela alimenta e propicia tudo que nasce e cresce em decorrência, dos pedidos e rituais a serem realizados.

O batismo é um ato simbólico. “Simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição e só pode ser realizado por imersão” (Bible Dictionary, “Baptism”). A imersão na água representa a morte e o sepultamento de Jesus Cristo, mas também representa a morte de nosso eu natural (ver Romanos 6:3–6).

O pão representa o Senhor Jesus e a água o Espírito Santo. “Obviamente que mediante essa atitude de fé de sua parte, Deus vai responder, removendo da sua casa as enfermidades, conforme Ele promete na Sua Palavra.

E quando estava crescido, levou-o à filha do faraó, a qual o adotou como filho, dando-lhe o nome de Moisés, que significa salvo das águas.

Do ponto de vista ortográfico, a palavra água é considerada uma palavra esdrúxula ou proparoxítona, pois a sílaba tónica é seguida de um ditongo crescente (isto é, semivogal seguida de vogal, água), que, ortograficamente, não constitui uma só sílaba mas duas.

A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos.