Qual é o significado da palavra Abraão?

Perguntado por: agois . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Abraão: Significa "pai de uma multidão", "pai de muitos". Historicamente imponente e importante para inúmeras religiões, o nome Abraão tem origem no hebraico Abraham, nome formado pelas palavras abram, que significa "pai elevado" e "hamon", que significa "muitos, multidão".

Abraão nasceu na cidade de Ur, antiga Mesopotâmia, entre a Arábia e a Pérsia, aproximadamente 2.000 anos antes de Cristo. Foi o primeiro patriarca hebreu, que quer dizer, chefe de uma antiga família do povo hebreu. Abraão significa: "Pai de uma multidão." Viveu numa época, em que as pessoas eram selvagens e ignorantes.

75 anos de idade

Reza o Antigo Testamento, no capítulo 12 do livro de Gênesis, que Abraão, por volta de seus 75 anos de idade, recebeu um chamado de Deus para partir rumo aos recantos de Canaã. Canaã era a antiga denominação da região correspondente à área do atual Estado de Israel.

Abraão servia a um Deus que tem poder para trazer à existência tudo aquilo que não existe. Abraão lutou contra a esperança, pois vivia de acordo com o que o Senhor lhe prometera e, por isso, foi chamado o pai da fé, porque foi além da sua limitação. Ele creu, mesmo quando não havia nenhuma esperança.

Na verdade Deus mandou Abraão se afastar dos pais pq eles eram péssimos exemplos e atrasavam a vida dele. Mas ele só saiu de Harã para Canaã depois que Terá morreu.

A lição desta semana tem como título “O Chamado de Abraão”. Seus alunos aprenderão um pouco mais a respeito de Abraão, servo de Deus que teve de aprender a exercitar a fé. Mesmo não tendo a compreensão completa do propósito de Deus para sua vida, Abraão respondeu sim ao chamado.

Ele contém várias promessas:A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;Certas terras seriam herdadas;Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;Esse convênio seria ...

Abrão se identifica como hebreu e comerciante nômade
Abrão, portanto, deveria falar fluentemente sumeriano e acadiano. Ele também pode ter aprendido alguns idiomas cananitas dos quais seria formada a língua hebraica, que talvez pode ter começado como um dialeto próprio do clã de Abrão que acabou virando idioma.

Mas Ele nos prova para nosso próprio bem, para que conheçamos a nós mesmos. (…) Ele exigiu que Abraão se submetesse a essa provação porque queria dar-lhe glória, exaltação e honra; Ele pretendia torná-lo rei e sacerdote, compartilhando de Sua própria glória, poder e domínio.” (George Q.

O nome de nascença é Abrão, mas depois, Deus mudou seu nome para Abraão, que trazia o significado do Plano Divino para ele. Ou seja, significava que o Criador o faria não apenas pai de um único filho, mas sim de uma multidão.

Gênesis 18:1–16—Abraão recebe três homens santos, que prometem que Sara terá um filho. Gênesis 21:1–8—Sara e Abraão têm um filho, Isaque. Gênesis 22:1–14—É ordenado a Abraão sacrificar Isaque, mas a vida de Isaque é poupada. Gênesis 22:15–19—Grandes bênçãos são prometidas a Abraão.

Os filhos de Ismael e os filhos de Quetura não foram um equívoco. Eles faziam parte do plano predestinado de Deus para restaurar o planeta Terra e estender a família de Deus por meio do pacto com o pai Abraão.

"Pela , Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido a promessa estava a ponto de sacrificar o seu único filho. Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos" (Hebreus 11:17,19).

Moisés era filho de Amram e Jocabed, da tribo de Levi, uma das 12 tribos que diziam ser descendentes de Abraão.