Qual é o significado da música Aquarela?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Aquarela, lançada no princípio dos anos oitenta, é uma música que remonta ao universo da infância. Ela recorda o ouvinte da necessidade de se imaginar cenários alternativos, contemplando a beleza que é poder ir além através da nossa capacidade de criação.

OBJETIVO. Estimular a imaginação e a criatividade. Desenvolver o gosto pela linguagem poética e musical.

Em 1983, o italiano Maurizio Fabrizio chegou ao Brasil para trabalhar com Toquinho e mostrou uma produção italiana, um tema dele, que se parecia com algumas partes do tema de Chica. Os dois parceiros tiveram uma ideia genial de juntar suas criações. E assim surgiu “Aquarela”.

'Aquarela Luz' representa a primeira manifestação de Deus através da luz, ela cura, renova, transforma e purifica. Achei que iríamos precisar de algo assim pra continuar esse processo de “saída” da pandemia”.

São: o desmatamento, as queimadas, a poluição dos rios, e a falta de consciência de todos os brasileiros.

Alguns deles são: nevar, chover, ventar, gear, trovejar, amanhecer e anoitecer.

Resposta:Folha: qualquer, sol: amarelo, gaivota: linda, curva: imensa, barco a vela: branco, beijo: azul, avião: lindo, passarela: linda.

Aquarela é um método de pintura em que as tintas são feitas de pigmentos suspensos em uma solução à base de água, sendo possível controlar a adição de água a fim de criar uma pintura luminosa ou impactante. Aquarela refere-se tanto ao meio quanto à arte final resultante.

Ao compor Aquarela do Brasil em noite chuvosa de 1939, o compositor mineiro Ary Barroso (7 de novembro de 1903 – 9 de fevereiro de 1964) praticamente fundou o subgênero do samba que seria rotulado como samba-exaltação.

O poema “Aquarela” é uma parceria de Vinicius de Moraes e Toquinho, que mais tarde virou música, assim como vários outros poemas dos dois artistas (A Bailarina, O Caderno, entre outros…), e relata a infância de todos nós, marcada, principalmente, pela imaginação e nos passa várias mensagens.

A aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe estar relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pelo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos. Encontram-se antecedentes na cultura chinesa e japonesa, que dominavam a técnica de pintar com a água.

Em comum, as duas canções abordam o país de uma forma, digamos, totalizante.

Você pode encontrar no mercado 3 tipos de tinta aquarela: Pastilha; Tubo; Líquida.

Os temas mais comuns retratados na aquarela são cenários bucólicos e de natureza selvagem. A técnica passou por diversos momentos na história da arte, de glória e rejeição, mas decerto possui grande influência nas artes plásticas e nas culturas ocidental e oriental.

A aquarela apresenta um bonito efeito de transparência por que nela se utiliza pequena quantidade de cor diluída em muita água. Com a evaporação da água, o papel branco ou amarelado adquire luminosidade: a luz se reflete por meio da transparência da tinta.

Pegue um pouco de água com o pincel (ainda sem pigmento) para começar. Comece a pintar sua tira (ela ficará transparente no papel). Adicione um pouco de pigmento em sua poça de água; Certifique-se de estar ciente de quanto você está adicionando tinta. Você quer que este processo seja sutil e evolua devagar.

As pinturas são feitas a partir de pigmentos moídos misturados com água, que é a sua base. Suas cores são mais claras e translúcidas, justamente pela base aquosa. Também devido à água, a aquarela deve ser feita em papéis mais grossos, com gramatura acima de 250g, para não rasgar.

Borzeguim (Tom Jobim)

Tinta aquarela: origem, pigmentos, categorias e tipos

  • azul ultramar: era feito com o pó de lápis-lazúli;
  • amarelo: obtido por meio de açafrão;
  • marrom: no Egito era feito com restos de múmias esmagadas;
  • preto: vinha da madeira queimada e da fuligem;
  • verde: proveniente do cobre;
  • roxo: obtido por meio de conchas moídas.

O “jantar” descrito por Debret
“Um jantar brasileiro”, Jean-Baptiste Debret, aquarela sobre papel, 16 x 22 cm, Rio de Janeiro, 1827. A imagem mostra um casal de posses, sentado à cabeceira da mesa, jantando.

Continuar lendo É música ou música?