Qual é o significado da mirra na Bíblia?

Perguntado por: ualvim6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Significado simbólico: No Novo Testamento, a mirra costuma estar associada ao ato de embalsamar e ao sepultamento, devido a suas propriedades de conservação (ver João 19:39–40).

A palavra “mirra” traduz o hebraico mor no Antigo Testamento e o grego smyrna no Novo Testamento. A mirra mencionada com mais frequência na Bíblia era uma resina extraída de um arbusto espinhoso encontrado principalmente na região do sul da Arábia e na África Oriental.

Já a mirra, uma oferta do rei mago Baltazar, era usada para preparar os corpos para o sepultamento. Assim, ao presentear Jesus com a mirra, os magos viram nele humanidade, como se aquele que é o rei universal também fosse verdadeiramente humano.

A mirra é uma secreção vegetal que desde cedo acompanhou o incenso e era frequentemente utilizada em medicina, como desinfetante e analgésico.

A mirra é uma planta medicinal da espécie Commiphora myrrha, também conhecida como mirra-arábica, que possui propriedades anti-sépticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, anestésica e adstringentes, podendo ser usada para dor de garganta, inflamação na gengiva, para infecções de pele, acne ou para rejuvenescimento ...

A mirra (Commiphora myrrha) é uma árvore da família Burseraceae, nativa da África e Península Arábica, também encontrada na Índia e Tailândia. Cresce até 5 metros de altura e apresenta espinhos e folhas caducas. Popularmente é chamada de incenso, mirra verdadeira e mirra arábica.

A mirra provém da espécie Commiphora myrrha, enquanto o incenso obtém-se a partir de várias espécies do género Boswellia. Muito fragrantes, tanto são usadas nos cultos religiosos, como na perfumaria e na medicina tradicional.

Incenso era um perfume que era usado nas cerimônias do tabernáculo e nos fala da fragrância da humanidade sem pecado de Jesus, que era percebida por todos em tudo o que fazia ou por onde quer que andasse. Mirra era uma erva amarga e nos fala dos sofrimentos e amarguras que Jesus iria sofrer.

A mirra é outra resina, só que desta vez extraída de plantas do gênero Commiphora, presente em regiões do sul da península arábica (Omã, Iêmen) e o Chifre da África (Etiópia, Somália). Ela é extraída tal como o látex ou a planta do olíbano: sangrando a casca da árvore.

Também conhecida como falsa mirra, incenso, pau de incenso, pluma de névoa, limonete ou umuravumba, a mirra possui ramagem que cresce de forma irregular, com ramos finos, lisos e de cor marrom. Suas folhas são espessas, ovaladas, de cor verde-clara, com margens denteadas e bastante aromáticas.

Para que serve o óleo ungido de mirra? A principal função da mirra, segundo a Bíblia, é sanar dores e auxiliar no processo de cura de feridas – espiritualmente falando, ela cura tanto as feridas do corpo quanto as feridas da alma.

mirra

Quanto ao simbolismo da mirra como um presente para Jesus, assim como o incenso indica o reconhecimento dos Magos da Sua natureza divina, assim a mirra celebra a Sua humanidade.

O aroma da mirra: o cheiro é quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas. Propriedades terapêuticas da mirra: anti-séptica, antiinflamatória, antibacteriana e antifungos, descongestinante, adstringente; cura feridas, estimula a menstruação.

Os frutos pontiagudos possuem cor marrom; formato oval e podem atingir o tamanho máximo de sete milímetros de comprimento. Possui característica oleosa, sabor ácido e amargo. Ela é bem resistente à temperaturas mais altas e à escassez de chuvas; mas não tolera geadas. Propaga-se por sementes, mudas e estacas.

20% de desconto em 1x no Cartão, Boleto ou Pix. R$ 110,67 - 20% de descontoem 1x no Cartão, Boleto ou Pix.

Pode ser usada para: dor na garganta, aftas, inflamação na gengiva ou feridas na boca, mas somente pode ser usada para fazer bochecho ou gargarejo e não deve ser ingerida. A mirra era usada pelos egípcios em culto aos deuses, como repelente de insetos e como um importante ingrediente na mumificação.

Como usar o incenso de mirra
Em geral, o incenso de mirra é uma pequena vareta com uma ponta mais fina e outra mais grossa. Você deve segurá-lo pela ponta mais fina e acender a ponta mais grossa com fogo, até que ela comece a queimar.

As inflorescências surgem no Inverno, em densas espigas terminais, com flores pequenas, geralmente brancas, mas que podem adquirir tons de rosa ou lilás.

O Óleo de Mirra repair possui exclusiva fórmula pro repair, que torna os cabelos profundamente emolientes, com intensa recuperação dos fios ressecados. Além de ser usado em diversos processos como potencializador de tratamentos, torna os fios mais resistentes e saudáveis.

Na cabeça: O derramamento de óleo sobre a cabeça de um homem indicava que este homem havia sido separado para uma determinada tarefa a serviço do Senhor ( I Sm 10.1; Sl 23.5; Ec 9.8). No rosto: A unção do óleo no rosto tinha como objetivo a hidratação, e a proteção contra as forças da natureza (Sl 104.15).

Um dos presentes era ouro, os outros, o incenso olíbano e a mirra.

Continuar lendo Qual aroma de mirra?