Qual é o significado da medalha das duas cruzes?

Perguntado por: omello . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

A medalha traz, de um lado o exorcismo e do outro o "revestir da proteção de Deus", garantido para nós no Salmo 90: "Porque se uniu a Mim, Eu o livrarei e o protegerei". Quando a luta estiver no seu íntimo, coração e pensamentos o lado do exorcismo volta-se para o coração e a proteção Divina fica para fora.

Conheça a “Medalha Milagrosa”, o símbolo que Nossa Senhora recomendou usar. Pequena, singela e de grande significado. A “Medalha Milagrosa” é um dos artefatos religiosos mais comuns e populares da devoção mariana. O símbolo devocional acarreta grandes histórias e estimula crenças e ações de fé.

E promete: “As pessoas que trouxeram com fé e confiança receberão graças especiais”. E assim, foi feita, em Paris, esta medalha, que logo se espalhou pelo mundo inteiro, derramando graças tão numerosas e extraordinárias que o povo, espontaneamente, passou a chamá-la: “medalha milagrosa”.

A Medalha Milagrosa e a Aliança
Quem carrega a medalha milagrosa confirma em seu coração o amor à Mãe de Deus e a confiança no coração Imaculado de Maria e no Sagrado Coração de Jesus. É colocar-se debaixo do manto protetor da mãe contra as ciladas do inimigo.

Ao redor da Virgem Maria, apareçeu uma oração escrita em letras de ouro: "Ó Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós" Nossa Senhora fala à Catarina que mandasse cunhar esta imagem em uma medalha e prometeu que quem a usasse, receberia dEla muitas graças.

Troféus e medalhas simbolizam a vitória em algum evento competitivo. Os metais ouro, prata e bronze representam a classificação do ganhador, primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente.

Quem carrega a medalha acredita na intercessão da Virgem Maria e, ao mesmo tempo, se faz apóstolo da fé cristã.

Na Medalha original existem estrelas com 5 pontas. Já na falsa as estrelas estão com 6 pontas. A letra "M" está sempre em posição inclinada, e não reta como a original. Nos corações aparecem uma forma camuflada, imitando espinhos, símbolo maçônico do compasso e da régua.

Nossa Senhora das Graças: quem é a santa das 'curas' e da medalha milagrosa.

Catarina de Labouré

Nascida na França no dia 2 de maio de 1806, Catarina de Labouré foi a santa que, segundo os católicos, presenciou a manifestação da virgem. Desse encontro surgiu a chamada "medalha milagrosa". Os primeiros milagres foram relatados durante uma epidemia de cólera que atingia Paris, em 1832.

A imagem de Maria que aparece na frente da Medalha é a de Nossa Senhora das Graças. Sabemos disso por causa de alguns sinais: 1) Sua maneira de vestir com cinto fino, véu e manto sobre a túnica.

A serpente debaixo dos pés de Nossa Senhora das Graças simboliza o demônio vencido pela “Nova Eva”, obediente e pura. Dizendo “sim” a Deus e gerando Jesus, a Virgem Maria “esmagou a cabeça da serpente”, como nos fora prometido por Deus no livro do Gênesis 3, 15.

Nossa Senhora disse a Santa Catarina: “Tenho muitas graças para dar àqueles que me pedirem, mas ninguém me pede...” Essa frase norteia a devoção a Nossa Senhora das Graças. Deus concedeu a ela o poder de interceder por seus filhos como Mãe, como despenseira de graças.

Peça de metal usada para condecorar os vencedores ou melhor classificados em competição, prova ou concurso.

Santo Antônio

Ao saber disso, Santo Antônio tomou o membro amputado do jovem e milagrosamente o uniu ao corpo. 6 – É conhecido como o santo mais milagroso – Sua fama de realizar atos prodigiosos nunca diminuiu e ainda hoje é reconhecido como o maior taumaturgo de todos os tempos.

Cheio de confiança na vossa intercessão, venho implorar o vosso auxílio. Tendes, em vossas mãos, a fonte de todas as graças que brotam do coração amantíssimo de Jesus Cristo; abri-a em meu favor, concedendo-me a graça que ardentemente vos peço.

São Camilo de Lellis, padroeiro dos enfermos, hospitais e profissionais de saúde, rogai por nós!

A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início em 1830, com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Santa Catarina Labouré, na época freira do convento das Filhas da Caridade. Ao todo, foram três aparições que aconteceram no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França.

Yemanjá

Yemanjá é o único orixá que tem uma imagem própria, umbandista, não católica, assim mesmo encontramos sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora das Graças.

Foi, então, que a religiosa ouviu uma voz que dizia: “Fazei cunhar uma medalha conforme esse modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Essas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança7.