Qual é o significado da festa do boi?

Perguntado por: ugois . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

As festas de boi, como são chamadas as celebrações como o bumba meu boi, inspiram-se no auto do boi, um conto popular passado por gerações que traz o seguinte enredo: Mãe Catirina e Pai Francisco é um casal de escravizados que vive em uma fazenda no sertão.

No nordeste, a história do Bumba meu boi foi inspirada na lenda da Mãe Catirina e do Pai Francisco (Chico). Nessa versão, Mãe Catirina e Pai Francisco são um casal de negros trabalhadores de uma fazenda. Quando Mãe Catirina fica grávida, ela tem desejo de comer a língua de um boi.

A história que envolve a dança do bumba meu boi está ligada à lenda de um casal de escravizados, chamados Pai Francisco e Mãe Catirina (ou Catarina). Catirina estava grávida e começou a ter desejos por língua de boi. Seu marido, para atender o desejo da esposa gestante, matou o boi mais bonito de seu senhor.

O Boi Caprichoso, baseada em algumas versões da tradição oral, dizem que o boi foi fundado por João Roque, Félix e Raimundo Cid, em 20 de outubro de 1913. Os três fundadores seriam irmãos, nascidos em Crato-CE, que se mudaram para Parintins devido ao Ciclo da Borracha.

Boi: é o principal personagem da festa, e o enredo gira em torno dele. A pessoa que conduz o boneco e fica em seu interior durante o ciclo festivo é chamada de miolo. Casal: Pai Francisco e Mãe Catirina representam os escravizados (em algumas versões, os trabalhadores rurais).

O bumba meu boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. O bumba-meu-boi é resultado da união de elementos das culturas europeia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas.

BOI CAPRICHOSO
A primeira versão era um boi feito de caixas de papelão que vinha para as ruas em 1922. Em 1925 o boi for repassado aos irmãos Cid, o boi for recriado para que eles pudessem continuar a brincadeira nas ruas e foi nomeado de caprichoso pelo coronel João Meireles.

O boi dentro da simbologia da cultura
Sendo um tipo de elemento que se refere a morte e também a ressurreição do gado, o Boi-Bumbá é colocado e fantasiado pelas pessoas que desejam festejar o folclore brasileiro.

A 60ª edição da Exposição de Máquinas e Implementos Agrícolas do RN, a Festa do Boi 2022, maior e mais tradicional evento agropecuário da região Nordeste, será realizada entre os dias 08 e 15 de outubro.

Durante o evento, são realizados exposição de animais, concursos, leilões e muitos negócios, além de uma movimentada programação cultural incluindo principalmente shows de vários artistas (principalmente bandas de forró) atraindo cerca de 400 mil pessoas.

As apresentações, que começam na última sexta-feira do mês de junho indo até domingo, simbolizam uma disputa a céu aberto entre duas agremiações folclóricas Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul), que acontece no Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, com capacidade para 35 mil ...

A história do Caprichoso e do Garantido, carregada de memória afetiva, ancestralidade cultural, defesa da floresta, traz a essência da vida na Amazônia sustentável. O Caprichoso, conhecido como Touro Negro, foi fundado em 1913, pelas mãos de famílias nordestinas, Cid e Gonzaga.

A celebração do Bumba meu Boi envolve uma encenação do mito com o boi e até mesmo os outros personagens. Além da apresentação e dança com o boi, a festa engloba músicas e desfiles. O boi da narrativa folclórica tem diversos nomes dependendo do estado brasileiro.

Muqui é o único lugar do Brasil onde no Carnaval se comemora com o "Boi Pìntadinho", não se vê mais os Bailes de Salão. Conforme veredito do povo local, o primeiro Boi de Muqui surgiu na década de 1940, na Rua do Sovaco, no Bairro Boa Esperança.

O embate entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido remonta ao início das representações pelas ruas parintinenses. O primeiro boi a entrar em cena foi o Garantido, em 1913. Alguns anos depois, apareceu o Galante, hoje conhecido como Caprichoso. Cada um deles é caracterizado por uma cor.

No Centro de Parintins onde nasceu o Boi Caprichoso, mora a dona de casa e bisneta do fundador, Cleide Fernandes, 41 anos, e outros descendentes de Roque Cid, que residem em casas construídas no antigo terreiro do bumbá.

A Marujada de Guerra é a banda que representa o Boi Caprichoso, enquanto o rival conta com a Batucada do Garantido.