Qual é o significado da ferradura?

Perguntado por: voliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A Ferradura é um objeto que simboliza a sorte, a energia positiva e a proteção. Em muitas culturas tem a função de amuleto, talismã de proteção. O uso das ferraduras como talismãs protetores se originou na Europa, mais precisamente na Grécia Antiga.

A tradição manda colocar a ferradura no alto da porta, com as pontas viradas para cima, se não a sorte vai embora. Mas há países, como a Espanha, em que acredita-se que a ferradura deve apontar para baixo, para que a sorte se espalhe por toda a casa.

Para muitos, a ferradura é uma estrutura necessária, que ajuda a proteger o casco do animal, especialmente nos casos em que ele precisa se locomover por terrenos difíceis, como os muito pedregosos ou escorregadios.

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada. É um orixá associado à luta e também ao trabalho, patrono tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros).

O profissional responsável por colocar e fazer a manutenção das ferraduras e do casco é o ferrador. O primeiro passo para colocar a ferradura no cavalo é aparar e nivelar os cascos, para facilitar a marcha do animal.

A Ferradura É Um Talismã Poderoso, Simboliza A Boa Sorte, Atrai A Prosperidade E Afasta O Azar E As Energias Negativas. Além Disso, Representa O Esforço E O Trabalho, Pois É Um Objeto Usado Por Animais Dedicados Ao Trabalho Árduo, Como O Cavalo, A Mula E O Boi. Por Isso, Está Relacionada À Luta Pela Sobrevivência.

Essa peça é colocada para proteger o casco dos animais. A ferradura foi inventada por volta do século X, quando os homens viram a necessidade de proteger os equinos. A ferradura surgiu no formato de sandálias feitas de grama trançada.

É sempre importante reiterar que as lâminas de ferro colocadas no casco do animal, conhecidas como ferraduras, são necessárias para que os animais não sofram com o desgaste do casco e venham a ter problemas futuros.

Por ter 07 furos, é destinada ao segmento de "fé", simpatias, superstições, enfeites, etc, pois o número "7" possui simbologias místicas em algumas culturas.

Então, a ferradura é uma proteção colocada no casco para evitar desgaste. Como é pregada em uma parte do tecido já morta semelhante às nossas unhas, o animal não sente dor durante a sua colocação.

A ferradura é o símbolo universal da boa sorte. Antigamente, quando as pessoas encontravam uma ferradura, significava um presságio de algo bom que estava na iminência de acontecer. Muitas pessoas tatuam esse símbolo como um amuleto de sorte.

60 dias

Cada ferradura dura em média 60 dias e pode ser usada, dependendo do animal, em até dois ferrageamentos. O ferrador Eli Medeiros explica que atualmente existem muitos tipos de ferradura, conforme o tipo de uso do animal, seja para esportes, passeio ou trabalho.

Tipos de ferradura

  • Aço: usadas para o trabalho. A maioria das ferraduras usadas é feita de aço por ter mais resistência e durabilidade. ...
  • Alumínio: usadas para atividades terapêuticas e esportivas. As ferraduras de alumínio são 50% mais leves que as de aço. ...
  • Plástico e poliuretano: usadas para atividades terapêuticas.

Olorum

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Xangô

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).