Qual é o significado da bandeira canadense?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os dois retângulos vermelhos simbolizam os dois oceanos que banham o território canadense: o oceano atlântico e o oceano pacífico. E o quadrado branco representa o território canadense. Sua proporção é 2:1, ou seja, se a bandeira tiver 1 metro de largura, deve ter 2 metros de comprimento.

A Folha do Plátano - Maple Leaf, que aparece na bandeira, é um dos principais símbolos do país desde 1700, utilizada em todo material que faz referência ao país. A Bandeira Nacional adotada pelo Parlamento Canadense foi proclamada por sua Majestade a Rainha em 15 de fevereiro de 1965.

Ácer – “maple tree” (Bordo) está associada ao país desde 1868 e introduzida à bandeira nacional em 1965. “#Maple” é o nome de aproximadamente 150 espécies de árvores e arbustos pertencentes ao gênero Ácer. A Acer é um gênero botânico pertencente à família Aceraceae, podendo ser denominada com o nome comum de bordo.

A folha da bandeira do Canadá é uma folha de bordô, ou Maple, como também é chamado. A folha possui 11 pontas, diferentemente do plátano, e foi escolhida para estar presente na bandeira porque é considerada um símbolo do país, já que é uma árvore muito presente em grande parte do território canadense.

Historicamente, a cultura canadense foi construída pelos elementos franceses e ingleses combinados à tradição aborígene local. Outra influência significativa vem dos Estados Unidos, principalmente por meio da migração e produtos culturais.

A Bandeira do Canadá (em inglês: Maple Leaf Flag; em francês: Unifolié) foi criada em 15 de fevereiro de 1965, para celebrar o centenário do país, que ocorreria em 1 de julho de 1967.

Folha de Bordo

Folha de Bordo é também uma denominação dada para a bandeira do Canadá. A folha de bordo que fica no centro da bandeira no Canadá, possui 11 pontas e trata-se de uma estilização da folha da árvore bordo, planta comumente encontrada por toda região canadense.

Ottawa

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os gentílicos canadiano e canadense sempre que quisermos referir uma pessoa que nasceu no Canadá ou qualquer coisa relativa a esse país e ao seu povo.

O nome do país tem origem nas línguas indígenas canadenses. O termo Canadá significa “pequena povoação”.

[Brasil] Natural, habitante ou cidadão do Canadá.

O nome "Canadá" tem origem em uma palavra cujo significado se perdeu ao longo do tempo. Diz a lenda que, quando o explorador francês Jacques Cartier desembarcou às margens do Rio St. Lawrence, dois jovens nativos explicaram a ele como chegar à "kanata", que é o termo do povo huron-iroquois que significa "vila".

A árvore de Bordo no Brasil
Assim como os demais espécimes de bordo, o bordo japonês demora de 7 a 10 anos para crescer até 15 metros de altura (raramente acontece), e, até lá, passa por diversos ciclos, que vão causando o seu reforçamento para conseguir resistir aos anos.

O xarope de bordo, mais conhecido no mundo como maple syrup, é a seiva circulante das árvores de bordo. A folha dessa árvore é bastante famosa. Isso porque ela está presente na bandeira nacional do Canadá, sendo considerada um emblema do país.

Canadá

A Maple Tree é uma folha muito famosa do Canadá, pois é o símbolo da bandeira canadense.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

Neste dia, em 1965, o Canadá adotou sua bandeira emblemática e a data é celebrada anualmente como National Flag of Canada Day. O design vermelho e branco com folha de bordo substituiu uma antiga bandeira vermelha que tinha a Union Jack no canto e um escudo engraçado encalhado no meio.

A bandeira de Portugal é um retângulo, divido pelas cores verde e vermelho. Na junção das duas cores estão sobrepostos a esfera armilar e o escudo português. Esta bandeira foi estabelecida com a proclamação da República em 1910.