Qual é o significado da bandeira bi?

Perguntado por: dbernardes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A bandeira bissexual é composta por três cores: rosa (que significa a atração por pessoas do mesmo gênero), azul (que significa a atração por pessoas de gêneros distintos) e a junção das duas: lilás (que significa a atração sexual a outros gêneros).

A bandeira bi é composta de três faixas horizontais, sendo que a do meio tem a metade do tamanho das outras. A faixa de cima é rosa escura, a do meio é roxa, e a de baixo é azul.

Com isso, LGBTQIA+ se tornou um acrônimo para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer, com um sinal “+” para reconhecer as orientações sexuais ilimitadas e identidades de gênero usadas pelos membros dessa comunidade.

Quando criou a bandeira, Baker atribuiu um significado positivo a cada uma das faixas — sexualidade, vida, cura, luz do sol, natureza, magia e arte, harmonia, espírito humano. Guimarães analisa que, incorporado como símbolo, o sentido produzido é o do conjunto das faixas coloridas.

O duplo espelho de vênus, ou duplo símbolo feminino é uma representação muito utilizada, e teria sido associado a lésbicas desde os anos 1970. No ano de 2003, durante o Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, tinha um espaço chamado Planeta Arco-Íris.

Vladimir Putin

O governo do presidente russo Vladimir Putin criou uma "bandeira hétero" para antagonizar com as recentes conquistas dos direitos civis para os homossexuais --como a aprovação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

Pense em pessoas às quais você tenha se sentido atraído, quer sejam conhecidas, celebridades ou até mesmo personagens fictícios. Se você pensa que a maioria das pessoas (ou até todas elas) por quem você sentiu atração são de um gênero diferente ao seu, é bem possível que você seja heterossexual.

Bissexual: trata-se da pessoa que tem atração sexual ou afetiva tanto por pessoas do seu próprio gênero quanto pelo gênero oposto. Pansexual: pessoas pansexuais são aquelas que sentem atração por quaisquer outras pessoas, independentemente da expressão de gênero delas.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

O símbolo da comunidade LGBTI+ foi criado em 1978 pelo artista e ativista norte-americano Gilbert Baker. Junho é mundialmente reconhecido como o Mês do Orgulho LGBTI+, em homenagem à Rebelião de Stonewall, que ocorreu em 1969.

A cor rosa é criada a partir da mistura de vermelho e violeta; portanto, o rosa não pode existir porque o vermelho e o violeta não se encontram dentro do arco-íris.

Girafas (Giraffa)
Em 2019, o zoológico de Munique, na Alemanha, apoiou a parada do Orgulho Gay destacando justamente esta espécie de animal como ícone do movimento LGBT. Na época, um dos biólogos do lugar afirmou que as girafas são bissexuais e que em alguns grupos da espécie, 90% dos atos são homossexuais.

Espelho de Vênus

O movimento feminista adotou o Espelho de Vênus como símbolo de sua luta. Ao fazer isso, promoveu nele algumas variações contemporâneas quanto ao seu entendimento, já que originalmente ele foi criado com outro propósito.

· "Dia do Orgulho Hétero, a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de dezembro." Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

A primeira versão da bandeira do orgulho gay, tingida e costurada a mão por Gilbert e seus amigos, foi exibida no Dia da Liberdade Gay —precursor das paradas do orgulho gay— em São Francisco, em 1978.

A mais conhecida do mundo é a bandeira LGBT, que representa a diversidade de identidades de gênero e de orientações sexuais.

  • Bandeiras Lésbicas.
  • Bandeira Gay.
  • Bandeira Bissexual.
  • Bandeira Trans.
  • Bandeira Intersexual.
  • Bandeira Assexual.

Enquanto na bissexualidade a pessoa pode ter preferência por alguns gêneros, a pansexualidade é a atração por todos. Para quem é pan, o gênero não importa, nem entra na conta. É aquele famoso: “gosto de pessoas, não importa o gênero”.

Toque no assunto assim: “Mãe, eu sou bissexual. Comecei a sair/estou apaixonado por uma garota/garoto, então eu gostaria que você soubesse disso.”. Explique o que é ser bissexual para você e ressalte que foi algo muito bem pensado. Seus pais podem dizer que já sabiam ou ficar abalados.

Gay: homem que sente atração por homens. Lésbica: mulher que sente atração por mulheres. Bissexual: pessoa que sente atração por ambos os sexos não necessariamente ao mesmo tempo. Pansexual: pessoas que sente atração por outras pessoas independentemente do sexo, do gênero e de como se apresentam para o mundo.

Em muitos casos é uma necessidade mais afetiva do que realmente sexual”. De fato, para esse especialista, essas relações eróticas às vezes escondem uma necessidade de afeto que o homem não está acostumado a expressar. “Nos homens há muita tendência à genitalização.