Qual é o significado da árvore da vida?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

A Árvore da vida é um símbolo que atravessa gerações. Desde culturas ocidentais como celtas, gregas, romanas e persas até culturas orientais como a chinesa e a japonesa. Para todas elas a Árvore da vida representa vitalidade, força e capacidade para vencer desafios. Além disso, é um símbolo que provoca reflexão.

Na mitologia nórdica, a árvore da vida era chama de Yggdrasil e sua função era conectar o mundo dos deuses, dos humanos e o submundo, portanto, ela representava a harmonia entre esses três lugares.

Assim como ocorre na natureza, as árvores se renovam e se fortalecem ao longo dos anos. Por isso, elas são um forte símbolo de vitalidade em todas essas culturas! Então, a Árvore da Vida significa a busca por força de viver, crescimento, renovação, promessa, Vida Eterna!

O símbolo da árvore nas culturas e religiões
Já na tradição celta, os bosques e árvores eram vistos como símbolos de proteção e vitalidade, uma representação viva das forças divinas da natureza. Eles acreditavam que as árvores eram habitadas por espíritos e tinham um alto poder curativo.

Segundo pesquisas, suas propriedades envolvem muitos benefícios para a saúde, como melhoria da pressão arterial e da glicose; Redução do colesterol, melhoria nas dores nas articulações, combate à asma, combate à anemia, fortalece o sistema imunológico, os ossos e os músculos.

No livro de Provérbios surge a expressão "árvore de vida" associada com a verdadeira sabedoria, com os frutos do justo, com a realização de uma coisa desejada, e com a calma da língua (Provérbios 3:18; Provérbios 11:30; Provérbios 13:12; Provérbios 15:4).

A Árvore da Vida é a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

O ankh ou chave da vida é um antigo símbolo hieroglífico egípcio usado na arte e na escrita egípcias para representar a palavra "vida" e, por extensão, como um símbolo da própria vida.

Árvore na Bíblia. Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

Neste último formato a Árvore da Vida é usada como pingentes para completar correntes, pulseiras, brincos e anéis. Dessa maneira, tanto pode servir como um amuleto da sorte, como a afirmação de um propósito espiritual ou simplesmente como um lindo acessório que, em razão de seu design, nos traz bom astral.

Árvore-do-dinheiro
Também conhecida como flor-de-abril, essa planta é frequentemente encontrada com o tronco trançado, o que simboliza a busca por dinheiro e sorte. As folhas da Dillenia indicam (nome científico) devem ter cinco ou mais folíolos para garantir prosperidade àqueles que as cultivam.

A Árvore da Vida também conhecida como Árvore da Família, é repleta de significados. Esta presente em diversas culturas e a muito tempo.

Gérbera. Representa a alegria da vida, felicidade e simplicidade. Por suas cores vivas, a flor é muito bela e costuma alegrar os ambientes onde são colocadas, trazendo bom humor e energia positiva.

No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

O Cercis, também conhecida como árvore do amor, é uma árvore de tamanho médio entre seis e oito metros de altura. Sua casca é lisa com bonitos tons avermelhados e tem uma copa aberta e irregular. É conhecida também como árvores de Judas, que de acordo com a lenda, Judas se enforcou em uma dessas árvores.