Qual é o significado da arca de Noé?

Perguntado por: azaganelli7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

É um recetáculo protegido por Deus em Noé, símbolo da Sua Aliança e presença junto do Povo Escolhido da Bíblia e também símbolo da Igreja. De alguma forma, representa também o cofre onde são guardados os tesouros do conhecimento e da vida na sua conservação e regeneração cíclicas.

A fé desse homem é mais uma das grandes lições de gestão da história de Noé. Apesar de muitas pessoas poderem considerar uma imensa loucura aquilo que Noé estava fazendo, ele permanecia firme na palavra que o Senhor lhe entregara, agarrado à sua fé no Criador soberano.

O que aprendemos com a arca de Noé – Conclusão
Só uma pessoa obediente iria querer construir um barco tão grande. Só uma pessoa obediente vai fazer o necessário para levar sua família a Cristo. Nossa família precisa de nós. Se você tem pecado muito contra Deus se arrependa e mude de vida.

Na ocasião refletiu-se sobre a missão de Noé, construir a arca e proteger a vida dos animais e de sua família, a missão de Jesus, vir ao mundo para ensinar o amor do Pai, e a missão de cada criança ou adulto na construção de uma sociedade melhor.

Porque só havia um homem que era justo naquela época, Noé. Como a injustiça acaba prejudicando até mesmo os justos, então a única forma de acabar com a injustiça e proteger Noé dela, foi criar para ele e para sua família uma forma de Salvação e recomeço da humanidade, que foi a arca.

Na Bíblia consta que a Arca de Noé se firmou nas montanhas turcas de Ararate no 150º dia do dilúvio. Agora, um explorador norte-americano declara que, em breve, revelará provas de que a Arca de Noé está mesmo na Turquia.

Disto tudo concluímos que Noé não levou 120 anos construindo a arca. Pode, sim, ter pregado durante 120 anos, mas, quanto a construir a arca, isto pode ter tomado um espaço de tempo consideravelmente curto, de uns dois a cinco anos.

E tanto Cline quanto Magness dizem que mesmo que partes da Arca tenham sido ou venham a ser encontradas, nunca poderiam ser conectadas a eventos históricos de forma conclusiva. “Se realmente existiram, não temos como situar Noé e o dilúvio no tempo e no espaço”, pondera Magness.

6 E aconteceu que, ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. 7 E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas secaram de sobre a terra.

O Dilúvio também beneficiou aqueles que eram iníquos. Eles foram levados ao mundo espiritual, onde podiam finalmente aprender o evangelho e arrepender-se (ver I Pedro 3:18–20; Moisés 7:39).

Apesar de tantas adversidades, do pânico da morte iminente, todos os que estavam dentro da arca se salvaram, nem um único animal se perdeu ou se feriu. Isso aconteceu porque foi Deus quem fechou a porta da arca, mostrando que, estando ali dentro, nenhum mal os atingiria, não im¬portando o tamanho do caos no ex¬terior.

Sinopse. A história de A Arca de Noé tem início com Deus observando o mau comportamento da Humanidade e, por isso, decide inundar a terra e causar uma destruição total. Porém, Deus encontrou um homem bom e ele, sua família e um casal de cada espécie de animais do mundo foram salvos antes que chegasse o dilúvio.

Há um extensa descrição da arca em Êxodo 25: 10-22. É uma caixa de madeira de acácia, incrustada com ouro por dentro e por fora. Na arca, há duas tábuas de pedra com os Dez Mandamentos, como uma referência à aliança de Deus com Israel.

Anos depois do dilúvio, Deus afirma que nunca mais irá amaldiçoar a Terra e todos que nela habitam. Para simbolizar essa aliança com Noé, seus filhos e seus descentes, Deus forma um arco-íris!

Noé era um homem justo e íntegro entre seus contemporâneos e andava com Deus. A terra se corrompera diante de Deus e estava cheia de violência. Deus viu a terra corrompida, porque todo homem da terra tinha se corrompido em seu comportamento. (Gn 6,9.11-12).

Deus disse a Noé que, passados sete dias sobre a entrada de todos na arca, choveria na terra, durante quarenta dias e quarenta noites, exterminando, através de um dilúvio, a vida à face da terra.

19 E aferiu o Senhor os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor, até matar do povo cinquenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande matança entre o povo.