Qual é o significado da afirmação do profeta Malaquias 4 6?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 30 de abril de 2023
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O Presidente Joseph Fielding Smith explicou a quem se referem as palavras “pais” e “filhos” em Malaquias 4:6: “Os pais são nossos antepassados que morreram sem o privilégio de receber o evangelho, mas obtiveram a promessa de que chegaria o tempo em que tal privilégio lhes seria concedido.

Por intermédio do Profeta Malaquias, o Senhor abordou o declínio do comprometimento dos judeus para com Deus. O Senhor instruiu Seu povo do convênio a voltar-se a Ele trazendo-Lhe seus dízimos e suas ofertas com mais fidelidade, e Ele prometeu abençoar e proteger aqueles que assim fizessem (ver Malaquias 3:7–12).

I.
E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:1-6 é uma passagem que fala da vinda de um mensageiro, que prepararia o caminho para a vinda do Senhor.

O Dia do Senhor é uma expressão bíblica que possui um significado escatológico e se refere ao grande dia da manifestação final da justiça de Deus. Isso quer dizer que no Dia do Senhor o mundo iníquo será julgado e todo o pecado será definitivamente punido.

Coração convertido é um coração totalmente voltado para a vontade de Deus. É um coração que reconhece seus erros e faz o possível para melhorar. Deus não procura pessoas perfeitas , mas procura corações arrependidos para levá-los ao caminho da perfeição.

Quando os pais estão comprometidos em ensinar seus filhos no caminho em que devem andar. Os pais não devem ensinar o caminho que os filhos querem andar nem o caminho que devem andar. Os pais devem ensinar os filhos no caminho em que devem andar. Ensinar no caminho é ser exemplo.

O “filho do coração” é fruto de uma escolha livre. Filhos precisam de pais, biológicos ou adotivos, que lhes deem segurança, proteção e estímulos, que estabeleçam laços de afetos duradouros.

Malaquias fala de João Batista e de Jesus (Ml. 3:1). “Eis que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e, de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o Senhor dos Exércitos”.

Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos. Doutrina e Convênios 119:3–4—Os santos devem dar, anualmente, um décimo de sua renda como dízimo. Doutrina e Convênios 64:23–24—As pessoas que pagam o dízimo não serão queimadas na ocasião da Segunda Vinda.

Depois que o profeta Malaquias deixou esta esfera mortal por volta de 450 a.C., nenhuma voz profética genuína foi ouvida novamente durante 500 anos. Conhecemos esse período como o período intertestamental — o intervalo entre as dispensações do Velho e do Novo Testamento.

De facto, aqui em Portugal, o termo Malaquias, utilizado para designar o membro viril, tem-se vindo a dissipar cada vez mais com o passar dos anos. A origem deste termo surgiu em contexto popular, tendo vindo a espalhar-se através das típicas piadas Alentejanas e Algarvias.

Ao agir como um precursor, João Batista também é chamado de Elias (ver Lucas 1:17). Elias é o título para um precursor — alguém que vai à frente ou prepara o caminho para alguém ou algo maior.

6 O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome.

Na época de Malaquias, os israelitas não estavam cumprindo as ordenanças de Deus, porque seus corações não estavam voltados para Ele. E uma ordem que eles não estavam cumprindo era o dízimo (Malaquias 3:8-9).

A palavra dízimo na nova aliança é três vezes mencionada, “E disse Jesus: “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim a rogar, mas cumprir” (Mateus, 5:17). Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).

As escrituras referem-se à Segunda Vinda como um “grande e terrível dia”. (Malaquias 4:5) Como ele pode ser grande e terrível ao mesmo tempo? O Presidente Ezra Taft Benson afirmou: “A vinda [do Salvador] será tanto gloriosa quanto terrível, dependendo da condição espiritual daqueles que restarem”.

A Bíblia no Antigo Testamento fala de um ano chamado de Aceitável. Jesus Cristo, o Filho de Deus veio trazer o Ano aceitável do Senhor. Veio tornar o homem aceitável ao Senhor. O Ano aceitável é o tempo/período em que vivemos e temos a oportunidade de aceitar o Senhor Jesus como Único e suficiente Senhor e Salvador.

O Significado do Dia do Senhor
A origem do termo “Dia do Senhor” vem da palavra hebraica Sabbath, que significa descanso. Antes da Ressurreição de Jesus Cristo, o Sabbath comemorava o dia de descanso de Deus após Ele haver terminado a Criação. Era um sinal do convênio entre Ele e Seu povo.

Rabi Moshe Chaim Luzzato, o Ramchal, define a pureza como a perfeição do coração e dos pensamentos, como descreve David nos Salmos (51:12) “Cria em mim um coração puro, Criador”. Através da pureza a pessoa não deixa espaço para o lado negativo.

A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostrando-o como o centro, o âmago de nosso ser, como o “reservatório” de tudo que somos.

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