Qual é o shell mais utilizado?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O shell é um programa como qualquer outro. O que ele tem de especial é que seu trabalho é executar outros programas ao invés de fazer cálculos propriamente ditos. O shell mais popular se chama Bash, e é o padrão na maioria das distribuições Linux.

BASH

Para quem está começando, o melhor shell para estudar é o BASH, ele é clássico, é o mais utilizado, se você for cuidar de servidores Linux, ele vai fazer parte da sua vida.

Para ver quais os shells que estão disponíveis no sistema, basta verificar o conteúdo do arquivo /etc/shells. O Linux apenas pedirá a senha do usuário logado para confirmar a alteração. Na próxima vez que o usuário logar no sistema, o ash será o seu shell padrão.

No mundo do software, um Terminal e um Console são, para todos os efeitos, sinônimos. Um shell é o programa para o qual o terminal envia uma entrada do usuário. O shell gera saída e a passa de volta ao terminal para exibição.

A tradução de Shell para português neste caso, pode significar "concha" ou "casca". Na informática o Shell, de maneira genérica, é um programa que intermedeia o contato entre o usuário e o computador. É a interface entre o usuário e o sistema operacional (kernel).

O Shell é um programa que possibilita à usuária acessar recursos do Sistema Operacional, através do Terminal ou da interface gráfica. É ele quem faz a ponte de comunicação entre o núcleo do Sistema Operacional e a usuária/aplicações/programas.

A parte do código do sistema operacional que interage diretamente com o hardware é conhecida como kernel. A parte que faz a interface com os aplicativos e o usuário é conhecida como shell. O usuário pode interagir com o uso do shell na interface de linha de comando (CLI) ou na interface gráfica de usuário (GUI).

Bash

O shell mais popular se chama Bash, e é o padrão na maioria das distribuições Linux. Usar o Bash é muito mais parecido com programação do que com usar um mouse para executar programas.

Bash é um acrônimo para "Bourne Again Shell" e foi desenvolvido em 1989 para suceder o Bourne Shell. É um programa shell executado em uma interface de linha de comando e tem como principal função controlar sistemas operacionais, sendo comumente utilizado no Linux e no macOS.

O shell padrão é o zsh. Você pode alterar o shell usado ao abrir novas janelas e abas do Terminal. No app Terminal do Mac, escolha Terminal > Ajustes e clique em Geral. Ao lado de “Shells abrem com”, selecione “Comando (caminho completo)” e digite caminho completo para o shell que deseja usar.

O Shell é um tipo de programa que possibilita o acesso a recursos do sistema operacional, como gerenciamento de arquivos, execução de programas, configuração de ambiente e automatização de tarefas através da interpretação de comandos de texto. Ou seja, o Shell chama CLIs para executar diversas atividades em um sistema.

O método exato de realizar essa tarefa varia com a distribuição e a versão do sistema operacional Linux em uso. Se você estiver olhando uma tela gráfica, o método mais comum para obter um prompt de shell é pressionar Ctrl + Alt + F2.

Podemos automatizar qualquer coisa
Programas que são executados a partir do terminal são acionados por comandos que escrevemos no próprio terminal. E podemos deixar esses comandos salvos em um arquivo para executá-los depois. Assim, podemos ter várias tarefas automatizadas.

O SHELL é a ligação entre o usuário e o sistema. É ele quem interpreta os comandos enviados para outros aplicativos ou diretamente em chamadas de sistema. E o Bash é um interpretador de comandos, um entre os diversos tradutores entre o usuário e o sistema operacional conhecidos como shell.

O GNU/Linux possui mais de 63 terminais virtuais, mas apenas 6 estão disponíveis inicialmente por motivos de economia de memória RAM (cada terminal virtual ocupa aproximadamente 350 Kb de memória RAM, desative a quantidade que não estiver usando para liberar memória RAM para uso de outros programas!) .

A Shell no Brasil também atua no segmento de Downstream, através da Raízen, uma joint venture para produção de açúcar e etanol, geração de energia elétrica, suprimento e distribuição de combustíveis para o varejo e comercial.

A Python Shell (Interpretador) é o interpretador que executa os seus programas Python, outras peças do código Python ou comandos simples.

O Shell Script é uma linguagem de script utilizada em alguns sistemas operacionais, principalmentes em sistemas GNU/Linux. Com o Shell nós conseguimos criar comandos para o Linux, ou melhor, criar tarefas para serem executadas de tempos em tempos, scripts de inicialização e muitas outras coisas.

O shell script permite explorar e personalizar o ambiente e combinar comandos de forma a realizar tarefas que vão da criação de arquivos até a realização de backups.

Fundamentalmente, um sistema operacional é um software, que pode ser o Linux, Windows, Android, macOS, UNIX, entre outros. No entanto, ele não resume aquilo que seus olhos conseguem ver ou ao que você consegue interagir.

Microsoft Windows

O Windows shell é a interface gráfica do usuário para o sistema operacional Microsoft Windows.

Continuar lendo Como limpar o shell?